Topo

Falece o escritor Haim Guri, 'poeta nacional' de Israel

31/01/2018 16h33

Jerusalém, 31 Jan 2018 (AFP) - O escritor, poeta e cineasta israelense Haim Guri, conhecido sobretudo por suas obras sobre o Holocausto, morreu nesta quarta-feira (31) aos 94 anos, anunciou sua filha.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, lamentou em comunicado a morte "do poeta nacional, um homem que era, ao mesmo tempo, um combatente e um intelectual".

Guri, uma figura histórica de Israel, cobriu para o jornal do Partido Trabalhista, Lamerhav, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann, julgado em Israel e condenado à morte em 1961.

Em seu papel de cineasta documentarista também filmou várias produções dedicados ao Holocausto.

Haim Guri nasceu em Tel Aviv em 1923 em uma família politizada. Seu pai, Israel Guri, foi um dos fundadores do Mapai, o partido do primeiro chefe de Governo israelense, David Ben Gurión, e foi deputado entre 1948 e 1965.

Após o Holocausto, foi enviado à Europa para ajudar os refugiados judeus a migrar para a Palestina, então sob o comando britânico.

Foi combatente durante a primeira guerra árabe-israelense, em 1948, e depois em 1967 como oficial da reserva durante a guerra dos Seis Dias.

Com mais de 20 livros publicados, vários deles antologias de poemas, era conhecido em seu país como o poeta da criação do Estado de Israel. Também era autor de canções populares que se tornaram clássicos.

Várias vezes premiado, entre eles como o famoso Prêmio Israel, em 1988, Haim Guri, próximo ao ex-primeiro-ministro israelense Isaac Rabin, assassinado em 1995, apoiava a paz com os palestinos.

O atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, considerou que suas poesias eram "parte do patrimônio do Estado de Israel".