Topo

Caminhão danifica milenares Linhas de Nazca no Peru

30/01/2018 13h38

Lima, 30 Jan 2018 (AFP) - Os milenares geoglifos do sul do Peru, conhecidos como Linhas Nazca, foram danificados por um caminhão que entrou ilegalmente neste sítio Patrimônio da Humanidade, cujo motorista será acusado criminalmente, informou o Ministério da Cultura nesta terça-feira.

O veículo entrou no Pampas de Nazca no dia 27 de janeiro na altura do quilômetro 424 da Rodovia Panamericana Sul, apesar da sinalização, "afetando a superfície do pampa, incluindo parte de três geoglifos de linhas retas", indicou o ministério em uma nota.

"Os vigilantes do ministério da Cultura, encarregados deste sítio arqueológico, detiveram o infractor, apresentando queixa à Polícia Nacional do Peru de Nazca", afirmou.

"O caminhão deixou marcas profundas em seu caminho em uma área aproximada de cerca de 100 metros", acrescenta a nota.

As Linhas Nazca já foram afetadas anteriormente. Em setembro de 2015, um sujeito entrou e escreveu seu nome em um dos geoglifos, e foi preso e colocado à disposição da justiça.

Em 2014, ativistas do Greenpeace entraram neste Patrimônio da Humanidade, na área onde o geoglifo de colibris está localizado, e colocaram 45 telas amarelas com a mensagem: "Time for Change! The future is renewable, Greenpeace" (Tempo de mudança! O futuro é renovável, Greenpeace).

O ato aconteceu durante a Conferência da ONU sobre o clima realizada em Lima, em dezembro de 2014.

As Linhas de Nazca são geoglifos de mais de 2.000 anos de idade com figuras geométricas e de animais, que só podem ser apreciadas do alto. Seu real significado é um enigma: alguns pesquisadores as consideram um observatório astronômico e outros um calendário.