Topo

Obra de Degas avaliada em £10 milhões será leiloada em Londres

26/01/2018 17h02

Paris, 26 Jan 2018 (AFP) - Um pastel do francês Edgar Degas, "Dans les coulisses", avaliado entre oito e 12 milhões de libras, será leiloado pela Christie's em Londres neste sábado, informou a sede da casa de leilões em Paris.

Feita entre 1882 e 1885 e exibida em poucas ocasiões, este pastel sobre tecido que representa dois personagens de perfil em um enquadramento muito fechado, nas bambolinas da Ópera de Paris, é uma das poucas obras que Degas autorizou em vida a sua reprodução.

O quadro foi adquirido pelo mecenas Henri Rouart, próximo ao pintor, e ficou em sua família até 1997, quando foi comprado por seu proprietário atual, cuja identidade não foi revelada.

"Dans les coulisses" será exposta na sede da Christie's de Nova York entre 8 e 15 de fevereiro, antes de ser apresentada de 20 a 27 do mesmo mês no âmbito da vendas do século XX em Londres.

A partir da década de 1880, "Degas foi abandonado pouco a pouco a pintura a óleo, preferindo o imediatismo do pastel, assim como a combinação única de cores e linhas que se pode obter com este material leve e maleável", recordou Christie's.

Nesta obra "utilizou o tecido no lugar do papel como suporte, algo pouco comum na obra em pastel de Degas", acrescentou a casa de leilões.