Topo

Entretenimento

Papa faz alerta sobre tentação das "fake news"

24/01/2018 14h17

Cidade do Vaticano, 24 Jan 2018 (AFP) - O papa Francisco advertiu nesta quarta-feira contra a tentação das "fake news", lembrando aquela que foi, segundo ele, a primeira dessas falsas notícias: os argumentos falaciosos da serpente incitando Eva a morder o fruto proibido.

Em sua mensagem anual sobre a comunicação por ocasião de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, o papa discorreu sobre os argumentos enganosos da serpente no episódio bíblico, apresentados como "a primeira fake news".

Desde o início dos tempos, "devemos desmascarar o que pode ser definido como 'a lógica da serpente', capaz de se dissimular e morder", advertiu o pontífice argentino.

E, como o episódio bíblico ilustra, "nenhuma desinformação é inofensiva. De fato, confiar no que é falso, produz consequências nefastas. Mesmo uma aparente pequena distorção da verdade pode ter efeitos perigosos", disse ele.

A propagação de falsas notícias "pode atingir objetivos fixos, influenciar escolhas políticas e favorecer ganhos econômicos" e sua eficácia permanece vinculada à "sua natureza mimética, a capacidade de parecer plausível".

Diante dessa ameaça, "o antídoto mais radical para o vírus da mentira é ser purificado pela verdade", lançou o papa.

E para discernir a verdade da mentira dos discursos, Francisco convida a se interessar por seus frutos e a ver "se eles suscitam controvérsias, fomentam divisões, resignação ou, pelo contrário, levam a uma reflexão consciente e madura, ao diálogo construtivo, a uma dinâmica frutífera".

Neste discernimento, o pontífice argentino insiste na "missão" do jornalista, "guardião da notícia" e convida a promover "um jornalismo de paz".

fcc/ob/roc /mr
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento