Topo

Cantora francesa France Gall morre aos 70 anos

07/01/2018 15h50

Paris, 7 Jan 2018 (AFP) - A cantora francesa France Gall, 70 anos, morreu na manhã deste domingo (7), em Paris, em decorrência de um câncer, anunciou em um comunicado à AFP sua assessora, Geneviève Salama.

"Há palavras que jamais gostaríamos de pronunciar. France Gall se juntou ao 'Paradis blanc' em 7 de janeiro, depois de ter lutado por 2 anos, com discrição e dignidade, contra a recorrência de um câncer", indicou, referindo-se à música "Le Paradis Blanc" ('O Paraíso Branco', em tradução livre), evocando a morte e escrita pelo músico francês Michel Berger, de quem France Gall foi musa, intérprete e esposa

"Enumerar suas canções dos anos 1980 é fazer um inventário dos títulos que mais marcaram os franceses de todas as gerações, por sua sensibilidade extrema, tanto na música romântica quanto no registro pop", reagiu o presidente francês, Emmanuel Macron.

Vinda de uma família de músicos, a cantora tornou-se famosa aos 16 anos.

Entre suas músicas mais conhecidas estão "Poupée de cire, poupée de son", "La Groupie du pianiste", "Si, Maman, si", "Ella, elle l'a", "Quelques mots d'amour", ou ainda "Résiste".

France Gall, que viveu inúmeras tragédias pessoais ao longo de sua vida, estava hospitalizada desde dezembro.

A cantora havia vencido um câncer de mama um após a morte súbita de seu marido Michel Berger, em 1992, aos 44 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Retirou-se da vida pública após a morte de sua filha Pauline por fibrose cística em 1997, antes de retornar em 2015 para participar da comédia musical "Résiste".

jfg-mpf/ial-lp/cr/mr/lb