Topo

Mulher substituirá apresentador da NBC demitido por abuso sexual

02/01/2018 17h15

Washington, 2 Jan 2018 (AFP) - Uma mulher substituirá o famoso apresentador de televisão dos Estados Unidos Matt Lauer, demitido por acusação de abuso sexual, informou nesta terça-feira (2) a rede NBC News.

Hoda Kotb, que substituiu Lauer desde a sua saída, em novembro, após uma série de denúncias de "conduta sexual inapropriada", será oficialmente a apresentadora do programa matutino "The Today Show" junto com Savannah Guthrie, que acompanhava Lauer.

"Deve ser a decisão mais popular que a NBC News já tomou", disse Guthrie em sua conta do Twitter.

Kotb, uma egípcio-americana de 53 anos, é uma premiada jornalista que se uniu à NBC em 1998 como correspondente e se tornou apresentadora de uma seção do programa matutino do canal.

A decisão de ter duas mulheres rompeu com a típica formação de um casal como apresentadores de programas matutinos de notícias, e ocorre em um momento em que uma grande quantidade de importantes figuras masculinas dos meios de comunicação e da política foram demitidas ou pediram demissão após denúncias generalizadas de mau comportamento sexual.

Lauer, de 60 anos, foi um dos principais afetados pela onda deste tipo de acusação, que tem sacudido há meses os Estados Unidos.

Com um salário anual de 25 milhões de dólares, Lauer entrevistou quatro dos últimos presidentes americanos em exercício e noticiou alguns dos eventos mais importantes do mundo durante mais de duas décadas, incluindo várias Olimpíadas e os atentados de 11 de Setembro.

A notícia de sua substituição por uma mulher é divulgada um dia antes de Tina Smith assumir como senadora por Minnesota no lugar do ex-comediante Al Franken, que renunciou depois que várias mulheres o acusaram de conduta sexual inapropriada.

CBS CORPORATION

Twitter