Topo

Especialistas questionam obra "medíocre" que teria sido pintada por Hitler

Aquarela que seria obra do jovem Hitler - Reprodução/Marlena Waldthausen/deVolksKrant
Aquarela que seria obra do jovem Hitler Imagem: Reprodução/Marlena Waldthausen/deVolksKrant

De Haia

27/12/2017 15h21

A autenticidade de uma aquarela "medíocre" de uma paisagem de Viena pintada por Adolf Hitler foi questionada por pesquisadores holandeses, que consideram que a imagem seria, na verdade, obra de um falsificador, e não do ditador nazista.

"Trata-se muito provavelmente de um Hitler falso", afirmaram Bart Droog e Jaap van den Born, dois "especialistas em perseguir as imitações de obras de Adolf Hitler", citados nesta quarta-feira (27) pelo jornal holandês de referência De Volkskrant.

A aquarela tinha sido, no entanto, reconhecida por especialistas como obra do jovem Hitler quando vivia em Viena, entre 1908 e 1913, e este ano foi doada ao Instituto Nacional holandês de Documentação de Guerra (NIOD), que reúne os arquivos sobre a ocupação nazista.

"O NIOD leva a sério estes comentários e está aberto às reações críticas no âmbito de nossas pesquisas", reagiu o instituto em um comunicado, acrescentando que suas conclusões sobre a autenticidade do quadro eram apenas "provisórias".

Segundo Droog e Van den Born, a aquarela poderia ser de Reinhold  Hanisch, um falsificador da obra do ditador muito conhecido. Uma hipótese "plausível" mas baseada em argumentos indiretos, segundo o NIOD.

A aquarela das antigas fortificações de Viena foi descrita como "medíocre" e inclusive "feia" pelos especialistas de arte.