Topo

Christkindl, o vilarejo austríaco de Natal

22/12/2017 18h15

Christkindl, Áustria, 22 dez 2017 (AFP) - Um pequeno vilarejo austríaco de poucas centenas de habitantes carimba a cada ano quase dois milhões de cartas no período de Natal, provavelmente um recorde mundial, muito pelo nome da localidade: Christkindl ou Menino Jesus.

Localizada no topo de uma colina em um ponto de peregrinação que data do século XVII, ao redor de uma igreja barroca dedicada ao Menino Jesus, esta localidade do norte da Áustria atrai milhares de visitantes a cada fim de ano.

Mas é sua unidade de correios temporária, aberta do início de dezembro ao início de janeiro, que garante uma reputação mundial. Desde 1950 saem deste local, a cada ano, até dois milhões de cartas e cartões de felicitações com o carimbo postal "Christkindl".

"Comparado ao número de habitantes, provavelmente é um recorde mundial, sobretudo porque as remessas acontecem em apenas seis semanas", destaca Eva Pötzl, da secretaria de Turismo de Steyr, vinculada ao vilarejo.

Dezesseis funcionários dos correios são mobilizados durante o período para estampar manualmente os famosos selos.

"As cartas são depositadas diretamente pelas pessoas ou, o que é mais comum, enviadas por um serviço especial do correio austríaco para ser receber os selos aqui, inclusive do exterior", explica Pötzl.

Gerhard Eismayr, um aposentado que mora em uma região próxima, visitou o local para obter o carimbo de Natal.

"Para presentear pessoas queridas, algo realmente pessoal. Não há nada melhor que o serviço postal de Christkindl", declarou à AFP.

A figura do Menino Jesus é particularmente popular em várias regiões da Europa Central, onde ele - e não o Papai Noel - é, segundo a tradição, o responsável por entregar os presentes.

Christkindl também possui um presépio formado por 300 figuras animadas e outro que reúne pelo menos 700 personagens em quase 60 metros quadrados.

O local se tornou uma área de peregrinação no fim do século XVII, após a cura milagrosa de um morador de Steyr que havia visitado o local para rezar diante de uma estátua de cera do Menino Jesus, que a igreja de Christkindl ainda conserva.