Entretenimento

Manuscrito de Balzac supera o milhão de euros em leilão em Paris

21/12/2017 18h33

Paris, 21 dez 2017 (AFP) - Um manuscrito do romance de Balzac, "Ursula Mirouet", foi vendido por 1,17 milhão de euros (US$ 1,38 milhão) em um leilão organizado na noite de quarta-feira em Paris, no qual foram arrematados documentos históricos pertencentes ao fundo Aristophil.

O texto fazia parte da coleção do fundo, em liquidação judicial e investigado por supostamente ter prejudicado seus investidores com a compra de prestigiosos manuscritos.

O manuscrito integral deste romance de 1841, um dos únicos em mãos privadas, foi arrematado por um preço dentro da margem estimada (entre 800.000 e 1,2 milhão de euros), incluindo comissões.

Além deste romance, foi vendida por 640.000 euros uma obra do século XV, "Histoire d'Alexandre" (A História de Alexandre, O Grande, em tradução livre), do historiador romano Quinte-Curce, e uma carta de amor de Napoleão Bonaparte a Josefina de 1796 por 280.000 euros.

Neste leilão estava prevista a venda do célebre manuscrito "120 dias de Sodoma", do Marquês de Sade, e dos "Manifesto Surrealista", de André Breton, mas o governo francês os declarou Tesouro Nacional para impedir que deixassem o território francês.

Estas vendas são parte das 300 previstas durante seis anos para dispersar as 130.000 peças confiscadas do Aristophil. A renda obtida será destinada aos seus 18.000 investidores.

A Justiça suspeita que o fundo tenha usado a chamada pirâmide de Ponzi, na qual os investimentos de quem entra financiam os lucros de quem sai, um método usado pelo investidor americano Bernard Madoff.

fa-meb/ra/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo