Topo

Vaticano lançará portal que reunirá todos os seus veículos

13/12/2017 15h55

Cidade do Vaticano, 13 dez 2017 (AFP) - O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que lançará um portal que reunirá todos os seus meios de comunicação, que serão liderados por uma direção única, a parte mais visível de uma profunda reforma de sua comunicação.

Uma primeira versão do novo site multimídia (www.vaticannews.va) será lançada "nos próximos dias" e reagrupará a Rádio Vaticano, a rede de televisão CTV e as redes sociais do papa Francisco e da editora, anunciou em um comunicado o monsenhor Dario Edoardo Vigano, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé.

O jornal L'Osservatore Romano, os serviços fotográfico e tipográfico do Vaticano se juntarão ao portal a partir de 1º de janeiro.

"As reformas não são feitas porque algo não funciona. São feitas porque os tempos mudaram", explicou ao jornal Corriere della Sera, depois de apresentar esta semana sua reforma ao papa e ao conselho de cardeais (C9), encarregado de aconselhar o pontífice sobre as reformas das instituições do Vaticano.

A revolução digital impõe "uma perspectiva multimídia", acrescentou o monsenhor Vigano, que também visa reduzir efetivos e custos.

"Haverá duas reuniões diárias e decidiremos os temas a desenvolver", explicou, acrescentando que "um jornalista poderá trabalhar para um ou outro meio, é um jogo de equipe".

Vão atuar 350 editores e técnicos das 40 redações linguísticas e das nove instituições da Secretaria de Comunicação.

Em um primeiro momento, apenas 70 pessoas farão parte das equipes do novo portal em seis idiomas (italiano, espanhol, francês, inglês, alemão e português).

O lançamento do portal deve acontecer durante a noite de 16 a 17 de dezembro, de acordo com a agência I.Media.