Topo

Festival de Cinema de Havana homenageia Cacá Diegues

08/12/2017 19h58

Havana, 8 dez 2017 (AFP) - "O Filme da Minha Vida", de Selton Mello, será exibido nesta sexta-feira (8) no 39º Festival de Havana, uma mostra de cinema regional que homenageará este ano cineasta brasileiro Cacá Diegues.

Baseado no livro "Um pai de cinema", do chileno Antonio Skármeta, o filme de Selton Mello poderá ser visto durante a cerimônia de abertura do festival, que acontecerá no teatro Karl Marx.

O festival, que continuará até o dia 18 de dezembro como o evento cultural mais importante de Cuba, prestará homenagens a Cacá Diegues, que aos 77 anos possui em seu currículo cerca de 15 produções cinematográficas, além de ser membro do movimento Cinema Novo.

"Tieta do Agreste", "Bye Bye Brasil" e "Ganga Zumba" estão entre seus filmes mais consagrados.

Esse é o quarto filme produzido por Selton Mello, mais conhecido por sua atuação em novelas e que, posteriormente, ingressou na carreira de diretor. A história tem como protagonista Tony Terranova, um jovem brasileiro que volta para sua cidade natal após se formar na universidade, onde acaba descobrindo que seu pai francês partiu e não voltará.

Segundo a sinopse publicada pelo jornal do festival, uma série de acontecimentos levarão o jovem a um desfecho surpreendente quanto ao paradeiro do seu pai e as verdadeiras razões para a sua partida.

O filme disputará com outros dezoito indicados o Prêmio Coral de longa-metragem, o principal do festival.

O diretor do festival, Iván Giroud, está "muito satisfeito com o nível (dos concorrentes)". No total, serão apresentadas 94 produções cinematográficas, incluindo longas e curta-metragens, musicais, documentários e desenhos animados.