Entretenimento

Rússia declara nove meios de comunicação americanos "agentes estrangeiros"

05/12/2017 06h00

Moscou, 5 dez 2017 (AFP) - Nove meios de comunicação americanos, incluindo a Voz da América - serviço internacional de rádio e televisão - foram declarados "agentes estrangeiros" pelo ministério da Justiça da Rússia.

Voz da América e Rádio Free Europe/Radio Liberty, financiadas pelo Congresso dos Estados Unidos, e outros sete meios de comunicação vinculados aos dois primeiros serão classificados como órgãos que "exercem funções de um agente estrangeiro", informou o ministério da Justiça.

O anúncio aconteceu depois que o presidente russo Vladimir Putin assinou a lei que permite classificar desta forma os meios de comunicação.

No fim de novembro, Putin promulgou uma lei que permite ao ministério da Justiça classificar qualquer meio de comunicação presente na Rússia como "agente estrangeiro".

A lei foi aprovada pelo Parlamento russo em represália à decisão do governo americano de obrigar o canal de televisão RT de registrar-se como "agente estrangeiro" nos Estados Unidos.

A lei foi criticada pelo Conselho Consultivo dos Direitos Humanos da Rússia, que considerou que "qualquer meio de comunicação estrangeiro poderia se classificado como agente estrangeiro de forma arbitrária pelo ministério da Justiça".

A norma, também criticada pela Anistia Internacional, obriga as entidades envolvidas a apresentar informações às autoridades sobre sua situação financeira e explicar nos documentos e informações produzidas que estão classificadas como "agentes estrangeiros".

O novo texto amplia aos meios de uma comunicação uma lei de 2012 que envolvia apenas as ONGs.

am-apo/jh.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo