Topo

Magnata do rap Russell Simmons renuncia a suas empresas acusado de abuso sexual

30/11/2017 19h55

Nova York, 30 Nov 2017 (AFP) - Russell Simmons, um peso-pesado do hip-hop americano que impulsionou o gênero com seu célebre selo Def Jam Recordings, anunciou nesta quinta-feira que renuncia a suas empresas após acusações de abuso sexual.

O empresário de 60 anos, conhecido por sua paixão pela ioga, negou as acusações, mas explicou que acredita que as recentes revelações de casos de abuso e assédio sexual por parte de celebridades masculinas propiciou "um período de transição" em seus negócios.

"As vozes dos que não têm voz, os que foram feridos ou degradados, merecem ser escutadas", disse em um comunicado.

"Quando os cenários do poder abrem caminho a uma nova geração, não desejo ser uma distração, assim me retiro dos negócios que criei", acrescentou.

Russell Simmons foi acusado de abuso sexual no Hollywood Reporter pela roteirista Jenny Lumet, filha do diretor Sidney Lumet. Os fatos teriam ocorrido em 1991, quando Jenny Lumet tinha 24 anos.

Segundo a matéria, Russell Simmons a teria obrigado a voltar a seu apartamento depois que seu motorista se negou a deixá-la em sua casa, e teria tido relações sexuais com ela sem seu consentimento.

No comunicado, Russell Simmons disse que tinha outra lembrança dessa noite, mas reconheceu que os "sentimentos de medo e intimidação" da jovem eram "reais".

"Embora jamais tenha sido violento, frequentemente não mostrei consideração e sensibilidade em muitas de minhas relações ao longo dos anos, e me desculpo sinceramente", acrescentou.

No começo do mês, negou ter abusado sexualmente da modelo Claussen Khalighi em 1991, quando tinha 17 anos, como ela denunciou.