Topo

Americanos aproveitam 'Black Friday' para fazer compras de Natal

24/11/2017 15h55

Washington, 24 Nov 2017 (AFP) - Os americanos lotaram lojas e shoppings nesta sexta-feira (24) em todo o país para aproveitar as ofertas da "Black Friday", que marca o início da temporada de compras para o Natal.

A "Black Friday" sempre acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado, por sua vez, na última quinta-feira de novembro.

A maioria da população acaba usando os quatro dias de feriado para ir às compras e aproveitar os descontos.

Segundo uma pesquisa da consultoria Deloitte, 54% dos americanos esperam para comprar em dezembro, ou até janeiro, mas 26% aproveitam a "Black Friday" e a "Cyber Monday" (segunda-feira cibernética), enquanto 20% evitam aglomerações e preferem comprar antes do Dia de Ação de Graças.

Durante a "Cyber Monday", a primeira segunda-feira após as Ações de Graças, as empresas que vendem pela internet oferecem bons descontos, sobretudo em artigos eletrônicos.

A Deloitte destacou que, pela primeira vez nos 32 anos em que realiza essa pesquisa, as compras pela internet (51%) devem superar as feitas nas lojas tradicionais (42%). Os 7% restantes são adquiridos em catálogos.

Os Estados Unidos vivem um momento economicamente muito favorável - desemprego de 4,1%, crescimento econômico de 3% e Wall Street batendo recordes -, o que estimula os consumidores a gastar mais que no passado.

A Federação Nacional de Comércio Varejista antecipou um gasto médio de 967,13 dólares por pessoa na temporada natalina, 3,4% mais que em 2016.