Topo

Museu de Florença tem direitos comerciais sobre imagem de estátua de David

"David", de Michelangelo - Reprodução
"David", de Michelangelo Imagem: Reprodução

Roma (ITA)

23/11/2017 20h45

Uma sentença judicial na Itália atribuiu os direitos comerciais sobre as imagens da famosa estátua de David, do artista Michelangelo, a um museu de Florença, informaram nesta quinta-feira (23) fontes da imprensa local.

A imagem de Michelangelo não pode ser explorada com fins comerciais sem a autorização da Galeria da Academia de Florença e sem o pagamento dos direitos, segundo a sentença emitida pelo tribunal de Florença (centro da Itália).

Pela primeira vez um tribunal italiano se pronunciou sobre o uso por parte de uma empresa privada de um dos ícones da arte nos bilhetes de acesso ao museu florentino.

A escultura de mármore branco foi realizada por Michelangelo entre 1501 e 1504, e seu original se encontra na Galeria da Academia de Florença.

"É um precedente e um modelo para outros museus", assegurou Cecilie Hollberg, diretora do museu e a pessoa que promoveu a denúncia legal.

"Esta é uma vitória para todos os bens culturais da Itália", acrescentou.

Os juízes não especificaram se a decisão pode ser aplicada aos objetos, cartões postais e souvenires que trazem a imagem de uma das esculturas mais impo