Topo

Recuperados objetos John Lennon supostamente roubados por motorista de viúva

21/11/2017 18h37

Berlim, 21 Nov 2017 (AFP) - Diários, óculos de grau e uma capa para cigarros são alguns dos 100 objetos que pertenceram a John Lennon e que foram recuperados em Berlim depois de seu suposto roubo pelo motorista de Yoko Ono, anunciou a polícia berlinense nesta terça-feira (21).

O suspeito, Koral Karsan, vive na Turquia e por enquanto está fora do alcance da aplicação da lei alemã, disse a polícia ao apresentar os pertences pessoais do ex-Beatle em uma coletiva de imprensa.

"Acreditamos que (ele) é culpado e o ladrão suspeito dos objetos", disse Carsten Pfohl, da polícia criminal de Berlim, a repórteres.

Um total de 86 itens de Lennon - incluindo cartões postais, cartas, partituras de música manuscritas e óculos redondos - foram descobertos em uma casa de leilões em Berlim, em julho.

O suposto ladrão, Koral Karsan, foi motorista da viúva do cantor, Yoko Ono, entre 1995 e 2006, segundo a polícia.

Em 2006, os pertences foram roubados da casa de Ono em Nova York.

Os objetos passaram pela Turquia antes de serem levados a Berlim, "provavelmente em 2013 ou 2014", considerou a procuradora-geral da capital, Susann Wettley.

Outros objetos pessoais de John Lennon foram encontrados escondidos no carro de outro suspeito no caso, um cidadão alemão de 58 anos que foi preso na segunda-feira sob suspeita de fraude e manipulação de bens roubados.

Este suspeito, alemão de origem turca, continua detido provisoriamente, segundo a polícia, e as autoridades tentam estabelecer qual vínculo ele teria com o motorista.

Em 2007, Karsan foi condenado nos Estados Unidos a 60 dias de prisão por ter tentado extorquir milhares de euros de Yoko Ono, disse a polícia.

str-dac/ylf/mr/sgf/me/db/mvv