Topo

Entretenimento

Broche em forma de cartão de racionamento reaparece em Auschwitz

20/11/2017 13h52

Varsóvia, 20 Nov 2017 (AFP) - Um broche raro feito no gueto judeu de Lodz durante a Segunda Guerra Mundial, na forma de um cartão de ração de pão e que era um presente de aniversário de casamento, reapareceu perto do antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau.

Feito em aço inoxidável, o broche traz a inscrição em alemão "cartão de pão", o nome de Hinda Weiksel e o endereço Hanseaten 42, uma rua dentro do gueto daquela cidade do centro da Polônia, ocupada pelos alemães.

"O pão era racionado e precioso no gueto, uma questão de vida e morte, então este broche era um presente fortemente simbólico de amor", explicou à AFP Dagmar Kopiasz, chefe da Fundação Polonesa para Locais de Memória (FPMP).

De acordo com Kopiasz, membros de uma família local encontraram o broche após a guerra, em um lixo, e o guardaram durante décadas num cofre.

Um representante da família "nos entregou este ano", disse.

Na parte de trás da joia, uma inscrição: "A minha querida Heli, no sexto aniversário do nosso casamento. Pawel", acompanhado da data "15 de agosto, 1937-1943".

O destino de Hinda é desconhecido, mas é muito provável que, como dezenas de milhares de outros detidos no gueto de Lodz, tenha sido deportada pelos nazistas para o campo de Auschwitz-Birkenau, construído na Polônia ocupada.

Há alguns anos, o FPMP reúne os objetos relacionados ao Holocausto encontrados pelos habitantes de Oswiecim e Brzezinka, cidades próximas.

Um broche muito parecido está no Instituto Yad Vashem em Jerusalém, fabricado por um artesão do gueto de Lodz, Chaim Klieger. Ele fabricou pentes de metal, broches e medalhões para trocar por alimentos.

"Muitos desses objetos representavam cenas da vida do gueto", de acordo com Yad Vashem.

Apesar da semelhança, não é certo que Klieger tenha feito o presente de Hinda Weiksel, disse Kopiasz.

Klieger sobreviveu ao Holocausto e, depois da guerra, veio morar no Brasil, onde morreu em 1956.

mas-sw/mc/acc/eg/mr
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento