Parlamento britânico pede ao Twitter lista de contas russas
Londres, 3 Nov 2017 (AFP) - Uma comissão parlamentar britânica solicitou nesta sexta-feira (3), ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, uma lista das contas de usuários russos suspeitos de "ingerência" no "processo democrático no Reino Unido".
A comissão responsável por Assuntos Digitais, Cultura, Imprensa e Esportes (DCMS) fez o pedido depois da ida do diretor jurídico do Twitter, Sean Edgett, ao Congresso americano esta semana.
Segundo a comissão DCMS, Edgett explicou nesse comparecimento que o Twitter contabilizou 2.752 contas relacionadas à Internet Research Agency, uma empresa de São Petersburgo ligada aos serviços secretos russos e acusada de ter publicado milhares de mensagens para influenciar as eleições presidenciais americanas de 2016.
"Depois ficou claro que algumas dessas contas também mostravam conteúdos relacionados com a política britânica", escreve o presidente da comissão parlamentar, Damian Collins, na carta dirigida a Jack Dorsey.
"Qualquer ingerência de atores estrangeiros no processo democrático do Reino Unido é claramente um assunto grave", acrescentou.
"Peço ao Twitter, portanto, que entregue à comissão uma lista das contas vinculadas à Rússia que foram suprimidas", completou.
Collins enviou, em 19 de outubro passado, um pedido similar ao criador do Facebook, Mark Zuckerberg, exigindo informações sobre algumas contas russas ativas durante o referendo sobre o Brexit de 23 de junho de 2016 e durante as eleições legislativas de 8 de junho de 2017.
Esses pedidos foram feitos no âmbito de uma investigação sobre o fenômeno das "fake news" (notícias falsas) realizada pela comissão.
eg/apz/gm/age/tt/lr
TWITTER
FACEBOOK
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.