Entretenimento

Parlamento britânico pede ao Twitter lista de contas russas

03/11/2017 19h02

Londres, 3 Nov 2017 (AFP) - Uma comissão parlamentar britânica solicitou nesta sexta-feira (3), ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, uma lista das contas de usuários russos suspeitos de "ingerência" no "processo democrático no Reino Unido".

A comissão responsável por Assuntos Digitais, Cultura, Imprensa e Esportes (DCMS) fez o pedido depois da ida do diretor jurídico do Twitter, Sean Edgett, ao Congresso americano esta semana.

Segundo a comissão DCMS, Edgett explicou nesse comparecimento que o Twitter contabilizou 2.752 contas relacionadas à Internet Research Agency, uma empresa de São Petersburgo ligada aos serviços secretos russos e acusada de ter publicado milhares de mensagens para influenciar as eleições presidenciais americanas de 2016.

"Depois ficou claro que algumas dessas contas também mostravam conteúdos relacionados com a política britânica", escreve o presidente da comissão parlamentar, Damian Collins, na carta dirigida a Jack Dorsey.

"Qualquer ingerência de atores estrangeiros no processo democrático do Reino Unido é claramente um assunto grave", acrescentou.

"Peço ao Twitter, portanto, que entregue à comissão uma lista das contas vinculadas à Rússia que foram suprimidas", completou.

Collins enviou, em 19 de outubro passado, um pedido similar ao criador do Facebook, Mark Zuckerberg, exigindo informações sobre algumas contas russas ativas durante o referendo sobre o Brexit de 23 de junho de 2016 e durante as eleições legislativas de 8 de junho de 2017.

Esses pedidos foram feitos no âmbito de uma investigação sobre o fenômeno das "fake news" (notícias falsas) realizada pela comissão.

eg/apz/gm/age/tt/lr

TWITTER

FACEBOOK
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo