Topo

Apresentadora de TV é presa por falar em projeto "mãe solo" no Egito

A apresentadora Doaa Salah - Reprodução
A apresentadora Doaa Salah Imagem: Reprodução

Do Cairo (Egito)

03/11/2017 17h53

A Justiça egípcia condenou nesta semana a três anos de prisão uma apresentadora de televisão que teria apresentado um programa sobre o direito de as mulheres serem mães 'solo', termo atualmente usado para designar as mulheres que criam os seus filhos sem um parceiro.

O termo substitui a denominação usual 'mãe solteira' para evitar associar a responsável pela criação do filho(a) sem a presença de um parceiro ao seu estado civil.

Doaa Salah, que apresenta um programa semanal em um canal privado, foi acusada de "ultraje à decência pública" e deverá pagar uma fiança de 10.000 libras egípcias, ou cerca de R$ 1.800, para poder ser liberada à espera de um possível recurso, de acordo com fontes judiciais.

No programa transmitido em julho, Salah abordou a possibilidade de que uma mulher pudesse ser mãe solo, sugerindo que essa poderia "se casar unicamente para o nascimento de seu filho para se divorciar depois".

Ela então pediu a opinião da audiência e chegou à conclusão de que a maioria "rejeitava a ideia" da gravidez feminina fora do matrimônio. "Nem tudo que acontece fora do país pode ocorrer em nossa sociedade", concluiu.

A sexualidade antes do casamento permanece um tema tabu na conservadora sociedade egípcia.