Topo

Exemplar raríssimo de 'No caminho de Swann' é vendido a 535.500 euros

30/10/2017 16h03

Paris, 30 Out 2017 (AFP) - Um exemplar de uma edição raríssima de "No caminho de Swann", do escritor francês Marcel Proust, foi vendido na casa de leilões Sotheby's por mais 535.500 euros, informou a empresa.

"O volume foi arrematado por 535.500 euros" (623.000 dólares), disse uma porta-voz da Sotheby's à AFP. Sua estimativa era de entre 400 mil e 600 mil euros.

Um autêntico tesouro para bibliófilos, o exemplar era um dos cinco exemplares numerados da obra impressos no papel que alguns consideram mais belo do mundo, o "washi" japonês.

O lote leiloado nesta segunda incluía o livro e, integrado a ele, outro tesouro para os especialistas: cartas nas quais Marcel Proust revela ser seu melhor assessor de imprensa.

O exemplar não era visto em público desde 1942, durante um leilão em Druot. Originalmente, Proust lhe deu de presente a Louis Brun, um dos diretores da casa Grasset, em agradecimento por seu apoio, como lembra o escritor em sua dedicatória.

Louis Brun, um grande bibliófilo, encadernou uma série de documentos manuscritos por Marcel Proust no fim do volume.

Para promover seu livro, o escritor propõe a seus amigos da imprensa parisiense que publiquem em seus respectivos periódicos críticas elogiosas do romance.

Para o escritor, então desconhecido, qualquer veículo servia. Assim, ofereceu dinheiro aos jornais e chegou a escrever, ele mesmo, os artigos que esperava que fossem publicados.

Três desses raros e valorizados livros estão guardados com seus proprietários, enquanto um quarto desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial e nunca mais foi encontrado.