Petição na França contra retrospectiva de Polanski
Paris, 27 Out 2017 (AFP) - Uma petição na plataforma virtual change.org, lançada por uma ativista feminista, pede à Cinemateca Francesa, em Paris, que cancele uma retrospectiva dos filmes do cineasta franco-polonês Roman Polanski, acusado de agressão sexual.
"É tempo de acabar com a cultura do estupro, que minimiza, desculpa e perpetua a violência sexual", indica a petição, que até o início da tarde de sexta-feira tinha sido assinada por mais de 20.000 pessoas.
"Devemos acabar também com a impunidade dos homens famosos que estupram, agridem, assediam ou matam mulheres e crianças sem que isto afete suas carreiras", acrescenta o texto.
Polanski, de 84 anos, é acusado nos Estados Unidos de ter estuprado uma menor há 40 anos. Um juiz americano rejeitou, em agosto passado, a petição do cineasta de voltar ao país sem correr o risco de ser preso.
A petição critica esta retrospetiva, que é realizada "em pleno caso Weinstein" nos Estados Unidos e após novas acusações de estupro contra Polanski, que ele nega categoricamente.
A Cinemateca Francesa, presidida pelo diretor Costa-Gavras, descartou cancelar a retrospectiva e disse que esta não pretende "tomar o lugar do sistema de justiça".
Uma associação feminista convocou uma manifestação em frente à Cinemateca durante a inauguração da retrospectiva, na qual está prevista a presença de Polanski.
Em fevereiro passado, o cineasta teve que renunciar presidir os prêmios César do cinema francês devido à pressão de associações feministas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.