Topo

Atropelamento no centro de Londres deixa 11 feridos

07/10/2017 16h58

Londres, 7 Out 2017 (AFP) - Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas neste sábado (7) ao serem atropeladas por um veículo perto do Museu de História Nacional de Londres, em um bairro turístico da capital - informou a Scotland Yard, que prendeu um homem e descartou qualquer relação com terrorismo.

Agentes da Polícia foram enviados ao local do atropelamento às 14h21 (10h21 de Brasília).

Um porta-voz do museu confirmou que um veículo havia atropelado pedestres, enquanto o Serviço de Ambulâncias da cidade indicou no Twitter estar intervindo no local.

"Tratamos 11 pacientes, a maioria com ferimentos na cabeça e nas pernas, e nove foram hospitalizados", tuitou o Serviço de Ambulâncias de Londres.

O motorista também ficou ferido e chegou a ser hospitalizado, para depois ser levado na condição de detido para uma delegacia do norte de Londres, acrescentou a Polícia.

"Várias pessoas ficaram feridas", confirmou o prefeito da cidade, Sadiq Khan, sem especificar o estado das vítimas.

Agora, os investigadores tentam estabelecer as circunstâncias do episódio, que está sendo tratado como um "acidente", e não como um "incidente relacionado com o terrorismo".

Imagens que circulam no Twitter mostram um homem, vestido com camisa azul, sendo contido por outras pessoas perto de um veículo acidentado.

Em outras fotos, é possível ver com clareza um carro preto, perpendicularmente entre dois veículos estacionados ao longo da calçada. Algumas imagens mostram esse veículo com uma das portas abertas e grandes danos no capô.

Uma testemunha, Leonard, relatou à AFP cenas de pânico.

"Eu estava perto da estação de metrô de South Kensington, onde havia muitos policiais. E, de repente, um policial gritou para a multidão correr, e todos saíram em pânico, muitas pessoas gritando", contou ele.

"Estávamos almoçando quando vimos policiais armado", afirmou Ana, uma londrina de 30 anos. "E então vimos pessoas em pânico que corriam", acrescentou.

Um repórter da AFP também viu grupos de pessoas correndo em diferentes direções e muitos gritos. No fim da tarde, a região permanecia isolada pela Polícia.

"Estávamos caminhando perto do museu quando escutamos um forte barulho (...) No início, pensei que fossem tiros", disse outra testemunha, citada pela agência de notícias PA.

"Em seguida, vimos um homem sendo segurado por outras pessoas, com o corpo e o rosto no chão", completou.

Outra testemunha, Katy, contou à rádio LBC ter visto "ao menos duas pessoas feridas. Havia um menino machucado na perna, que devia ter entre oito e nove anos. Também tinha uma mulher deitada no chão, que não se mexia".

Em Downing Street, a primeira-ministra Theresa May foi informada sobre o caso, segundo seu serviço de imprensa.

Este incidente ocorre em um contexto de ameaça terrorista no Reino Unido após uma onda de ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico nos últimos meses no país.

Em meados de setembro, um atentado - o quinto em seis meses no Reino Unido - teve como alvo uma estação do metrô londrino, deixando 30 feridos.

ANA HOLDINGS

BANG & OLUFSEN

TWITTER