Entretenimento

EUA: nova audiência fundamental para protagonista de 'Making a Murderer'

26/09/2017 18h01

Chicago, 26 Set 2017 (AFP) - Um tribunal de apelação de Chicago analisou nesta terça-feira os argumentos a favor da libertação de um dos personagens centrais de "Making a Murderer", bem-sucedido documentário em formato seriado que ilustra as falhas do sistema judiciário americano.

Em uma audiência de pouco mais de uma hora, os sete juízes do tribunal tentaram esclarecer se a confissão de Brendan Dassey foi obtida pela Polícia à força.

Este homem, hoje com 27 anos, e seu tio Steven Avery foram condenados em 2007 à prisão perpétua acusados pelo assassinato da fotógrafa Teresa Halbach, que tinha 25 anos, ocorrido em 2005.

Os juízes do tribunal de apelação poderiam ordenar a libertação de Dassey, uma eventualidade que o estado de Wisconsin, onde a jovem foi morta, quer evitar.

"Making a Murderer", popular série lançada pela Netflix em dezembro de 2015, retrata a investigação frustrada ou simulada do caso, assim como diversos elementos que fazem pensar que Dassey e Avery foram presos injustamente.

Para muitos americanos, os homens foram objeto de uma manipulação da Polícia ou do promotor de Wisconsin, que supostamente tinha a família Avery em sua mira.

A defesa de Dassey assegura ele fez uma confissão a partir de feitos inventados em meio a um interrogatório policial polêmico, já que o rapaz tem um QI limitado e poderia ser facilmente coagido.

Adolescente na época da morte de Halbach, Dassey foi defendido por um advogado de ofício.

Um juiz de Wisconsin ordenou a sua libertação em novembro de 2016 e a decisão foi confirmada pelo tribunal de apelação de Chicago em junho. Mas em todas as vezes o promotor-geral de Wisconsin apelou e bloqueou a decisão.

Nesta terça-feira, o tribunal não indicou a data em que emitirá a sentença.

Por outro caso, Steven Avery passou 18 anos preso ao ser acusado de uma violenta agressão sexual que não cometeu. Após a realização de testes de DNA foi declarado inocente e libertado em 2003.

seb/sf/lda/rsr/cb/mvv

NETFLIX
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo