Entretenimento

Obama alertou CEO do Facebook sobre interferência russa

25/09/2017 06h11

Washington, 25 Set 2017 (AFP) - O presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi alertado por Barack Obama sobre a interferência russa nas eleições de 2016, informou no domingo o jornal Washington Post, ao revelar uma ligação pessoal do então presidente americano.

"Nove dias depois do presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ter classificado de 'maluca' a ideia de que as notícias falsas na rede social de sua empresa desempenharam um papel chave nas eleições americanas, o presidente Barack Obama deu ao bilionário do setor de tecnologia ou que esperava seria uma ligação de alerta", escreveu o jornal americano.

"Em uma sala privada à margem de uma reunião de líderes mundiais em Lima, Peru, dois meses antes da posse de Trump, Obama fez uma ligação pessoal a Zuckerberg para que levasse a sério a ameaça das notícias falsas e da desinformação política", completa.

"A menos que o Facebook e o governo façam mais para enfrentar a ameaça", advertiu Obama, a situação poderia piorar na próxima disputa presidencial", indicou o jornal.

Zuckerberg reconheceu o problema provocado pelas 'fake news'. Mas ele disse a Obama que tais mensagens não eram disseminadas pelo Facebook e que não havia remédio fácil, de acordo com pessoas que souberam da conversa e que falaram com o jornal na condição de anonimato.

O diálogo foi revelado depois que o grupo informou que centenas de contas falsas, provavelmente ativadas na Rússia, foram utilizadas para comprar anúncios com o objetivo de alimentar as tensão política nos Estados Unidos antes e depois das eleições de 2016.

Na quinta-feira, o Facebook finalmente aceitou fornecer ao Congresso americano o conteúdo das mensagens que teriam sido financiadas pela Rússia para influenciar a eleição presidencial de 2016.

De acordo com o Washington Post, hackers vinculados ao serviço secreto do exército russo começaram a criar contas falsas no Facebook em junho de 2016.

dt/ple/fj/fp

FACEBOOK

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo