Topo

Morre aos 56 anos Grant Hart, da banda Hüsker Dü

14/09/2017 18h53

Nova York, 14 Set 2017 (AFP) - Grant Hart, cofundador da banda americana punk Hüsker Dü, que trouxe melodias bem desenvolvidas e enredos ambiciosos para um gênero mais conhecido pela abrasividade, morreu nesta quinta-feira aos 56 anos, informou sua gravadora.

Hart morreu em sua Minnesota natal após uma batalha contra o câncer, disse a gravadora Domino, que em dois meses lançará uma aguardada coletânea da extinta Hüsker Dü.

Em 1978, o estudante Bob Mold entrou na loja de discos de Hart quando ele estava tocando punk rock, e logo se tornou seu parceiro de composição.

Com Hart na bateria e Greg Norton no baixo, eles formaram a Hüsker Dü, um dos atos punk pioneiros de fora das costas dos Estados Unidos e do Reino Unido e um dos grandes nomes da música de Minnesota dos anos 1980.

Mold - cujo relacionamento com Hart se tornaria instável, especialmente após a separação da Hüsker Dü, no final da década de 1980 - fez uma homenagem ao seu colega de banda no Facebook.

"Quando brigávamos por detalhes, era porque nós dois nos importávamos. A banda era nossa vida. Foi uma década maravilhosa", escreveu Mold.

"Grant Hart era um talentoso artista visual, um maravilhoso contador de histórias e um músico assustadoramente talentoso. Todos que foram tocados pelo seu espírito sempre se lembrarão".

Mold se tornou o rosto da Hüsker Dü, com vocais agressivos e guitarra pesada, mas Hart focou nas melodias e ajudou a preparar o cenário para o rock alternativo com suas composições.