Encontrados em Tiwanaku vestígios de grandiosa estrutura de pedra
La Paz, 14 Set 2017 (AFP) - No complexo arqueológico pré-incaico de Tiwanaku, nos Andes bolivianos, perto do Lago Titicaca, foram encontrados vestígios de uma estrutura de pedra "grandiosa", informaram nesta quinta-feira um centro de pesquisa do governo e a Unesco.
"Foi confirmada uma nova estrutura pré-hispânica que complementa outros espaços públicos que hoje são conservados neste local", afirmou o diretor do Centro de Pesquisas de Tiwanaku (CIAAAT), Julio Condori, citado pela imprensa local.
Condori acrescentou que se trata de "uma arquitetura quadrada e muito similar ao templo de Putuni", outra estrutura de pedra no local.
O programa arqueológico que começou em 2015 em Tiwanaku (cultura que se estendeu de 400 a.C. a 1172 d.C.), encontrou duas esquinas de uma "grande edificação", disse o Ministério da Cultura em um comunicado. "Foi encontrado um muro de 3.500 metros de extensão", acrescentou.
Foi possível "comprovar, após pequenas sondagens de escavação no sítio arqueológico - uma na pirâmide de Akapana e duas na planície de Tiwanaku - que existe uma edificação grandiosa", disse o arqueólogo e consultor da Unesco Ignacio Gallego, segundo o mesmo comunicado.
Para mapear o sítio arqueológico foi usada tecnologia de satélite e um drone, sobre uma superfície de aproximadamente 400 hectares.
O projeto da Unesco é coordenado pelo CIAAAT e financiado com fundos doados pelo governo do Japão.
Em Tiwanaku, a cerca de 70 km de La Paz e a 4.000 metros de altitude, se encontram importantes construções líticas, como Kalasasaya, o palácio dos sarcófagos Putuni, a pirâmide de Akapana, os templos de Puma Punku e o monumento da Puerta del Sol, trabalhada em uma única peça de pedra andesita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.