Entretenimento

Encontrados em Tiwanaku vestígios de grandiosa estrutura de pedra

14/09/2017 19h57

La Paz, 14 Set 2017 (AFP) - No complexo arqueológico pré-incaico de Tiwanaku, nos Andes bolivianos, perto do Lago Titicaca, foram encontrados vestígios de uma estrutura de pedra "grandiosa", informaram nesta quinta-feira um centro de pesquisa do governo e a Unesco.

"Foi confirmada uma nova estrutura pré-hispânica que complementa outros espaços públicos que hoje são conservados neste local", afirmou o diretor do Centro de Pesquisas de Tiwanaku (CIAAAT), Julio Condori, citado pela imprensa local.

Condori acrescentou que se trata de "uma arquitetura quadrada e muito similar ao templo de Putuni", outra estrutura de pedra no local.

O programa arqueológico que começou em 2015 em Tiwanaku (cultura que se estendeu de 400 a.C. a 1172 d.C.), encontrou duas esquinas de uma "grande edificação", disse o Ministério da Cultura em um comunicado. "Foi encontrado um muro de 3.500 metros de extensão", acrescentou.

Foi possível "comprovar, após pequenas sondagens de escavação no sítio arqueológico - uma na pirâmide de Akapana e duas na planície de Tiwanaku - que existe uma edificação grandiosa", disse o arqueólogo e consultor da Unesco Ignacio Gallego, segundo o mesmo comunicado.

Para mapear o sítio arqueológico foi usada tecnologia de satélite e um drone, sobre uma superfície de aproximadamente 400 hectares.

O projeto da Unesco é coordenado pelo CIAAAT e financiado com fundos doados pelo governo do Japão.

Em Tiwanaku, a cerca de 70 km de La Paz e a 4.000 metros de altitude, se encontram importantes construções líticas, como Kalasasaya, o palácio dos sarcófagos Putuni, a pirâmide de Akapana, os templos de Puma Punku e o monumento da Puerta del Sol, trabalhada em uma única peça de pedra andesita.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo