Topo

NYFW: Delpozo exibe desfile tão fresco quanto um banho de piscina

13/09/2017 16h24

Nova York, 13 Set 2017 (AFP) - Contrastes de cores, texturas, volumes, e música ao vivo: impossível se entediar no desfile da marca espanhola Delpozo na Semana de Moda de Nova York, um presente para os sentidos.

O estilista catalão Josep Font, à frente da marca desde 2012, após a morte do famoso designer espanhol Jesús del Pozo, está em uma curva ascendente desde então. Com sua inspiração na arte e seus desenhos ancorados em sua formação como arquiteto, é conhecido pels peças sofisticadas, esculturais, femininas, mas sem cair no mau gosto.

A coleção de primavera/verão 2018 "é muito mais fluida, mais leve, é muito feminina; a palavra é 'fresca'", com "muita mistura de cor e de tecido", disse à AFP minutos antes do início do desfile em um loft todo branco em Chelsea, com vista para o Rio Hudson.

E suas peças foram efetivamente como um banho de piscina, com abundante uso de tons "celestes" - misturando verde, rosa pastel, branco, amarelo flúor -, da gaze e da transparência.

Font contou que se inspirou na fotógrafa eslovaca Mária Svarbová, que "faz um tipo de fotografia surrealista com toques de Art déco, muito impactantes e que, para mim, representam o minimalismo".

E também no mundo que rodeia Xavier Cugat, músico espanhol-americano dos anos 1940 e 1950, "muito sofisticado e que sempre se reunia com mulheres muito bonitas", em uma época na qual estavam em voga os filmes de Esther Williams nas piscinas.

Font, que desenhou, entre outros, o vestido da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, em sua viagem à Polônia, também foi o eleito de Michelle Obama, das atrizes Cate Blanchett, Naomi Watts e Zendaya, e de cantoras como Rihanna.

Ele afirma que desenha "para que as mulheres se sintam belas, seguras", e que não pensa em nenhuma em especial na hora de criar.