Topo

Nova sede da Apple reflete futurismo que Steve Jobs desejava

13/09/2017 15h59

Cupertino, Estados Unidos, 13 Set 2017 (AFP) - A Apple não apenas revelou seu novíssimo iPhone: o grupo também inaugurou um edifício gigante em forma de anel e com um design elegante que permite admirar a natureza, tal como desejava o cofundador Steves Jobs, falecido em 2011.

Foi no "Teatro Steve Jobs", o auditório localizado no porão do complexo, que o gigante americano apresentou, na terça-feira, três novos iPhones, entre eles o altamente esperado modelo de aniversário batizado de "iPhone X".

Conhecido como Apple Park, o novo "campus" futurista da Apple, que custou cinco bilhões de dólares, se estende por 70 hectares e deveria abrigar eventualmente 12.000 pessoas. Situada em Cupertino, no Vale do Silício, Califórnia, a sede tem o aspecto de um disco voador.

"O Apple Park reflete os valores nos quais a Apple acredita, a tecnologia e o meio ambiente", declarou na terça-feira o atual presidente do grupo, Tim Cook, depois de prestar uma homenagem a Steve jobs, que morreu de câncer de pâncreas há seis anos.

- Mais de 9.000 árvores -Meses antes da sua morte, Steve Jobs apresentou este projeto, criado pelo arquiteto britânico Norman Foster.

"O mesmo parque, que originalmente era uma vasta área pavimentada, se transformou em um espaço verde dotado de mais de 9.000 árvores, e o design do edifício é transparente para que se possa ver a natureza", fazendo desaparecer o limite entre o interior e o exterior por meio de superfícies de vidro, acrescentou Cook, ao assinalar que o complexo é completamente alimentado por energia solar.

"Steve Jobs era uma pessoa preocupada com o detalhe e este era seu bebê", comentou Tim Barjarin, analista de Estratégias Criativas, que esteve na terça-feira na apresentação da Apple.

"Esta deveria ser a joia da coroa em termos de design", acrescentou.

Segundo os detalhes revelados por Tim Cook, a Apple receberá no final do ano os visitantes em um lugar especial, onde poderão explorar o campus graças à realidade aumentada.

Os funcionários da Apple começaram a trabalhar há aproximadamente seis meses neste edifício, que Steve Jobs via como um "centro criativo e de colaboração" e "de inovação para as futuras gerações".

Os trabalhadores da empresa poderão usufruiu de uma academia de ginástica, trilhas, laboratórios de pesquisa e de uma horta.

- Califórnia como inspiração -"Desenhamos e construímos a concepção técnica do nosso novo campus com o mesmo entusiasmo e os mesmos princípios de design que temos para nossos produtos", disse Jony Ive, responsável de design da empresa.

A grandeza e o futurismo da sua nova sede simbolizam a viagem que o jovem Steve Jobs empreendeu em 1976, quando começou a brincar em computadores em uma garagem com seu colega Steve Wozniak.

A Apple representa atualmente a maior capitalização de mercado do mundo, com cerca de 200 bilhões de dólares em vendas anuais, em particular graças ao iPhone, produto que já vendeu mais de 1,2 bilhão de unidades desde que foi lançado por Jobs, em 2007.

"A paisagem na Califórnia, suas luzes, sua imensidão, deixou Steve (Jobs) eufórico e foi uma fonte de inspiração para ele", afirmou recentemente sua viúva, Laurene Powell Jobs.

"O Apple Park resume seu estado de ânimo extraordinariamente bom", acrescentou.

gc/jc/leo/ple/lp/ja/db/mvv

APPLE INC.