Galleria Borghese e Fendi criam centro de estudos sobre Caravaggio
Roma, 13 Set 2017 (AFP) - O museu da Galleria Borghese e a casa de produtos de luxo Fendi anunciaram nesta quarta-feira a criação de um centro de estudos dedicado a Caravaggio, cujo objetivo principal será lutar contra a atribuição errônea de obras ao célebre pintor italiano.
"Desde que os grandes especialistas em Caravaggio não estão mais aqui, todo mundo pode decidir atribuir uma obra ao artista", explicou a diretora da Galleria Borghese, Anna Coliva, durante coletiva de imprensa em Roma, lembrando que este tipo de nomeação aconteceu várias vezes nos últimos anos.
O último exemplo foi um quadro encontrado em 2014 em um sótão perto de Toulouse, no sul da França, que alguns especialistas qualificaram de obra autêntica de Caravaggio (1571-1610), enquanto outros asseguravam que se tratava de uma cópia.
Para tentar evitar esse tipo de polêmicas sobre o pintor, foi criado o Caravaggio Research Institute, "cujo modelo poderá ser aplicado a outras estruturas", disse Coliva.
O centro tem a intenção de se tornar uma "referência mundial" em pesquisa sobre Caravaggio, e os avanços no estudo de suas pinturas serão difundidos em plataforma on-line, que será a maior base de dados sobre o artista segundo os responsáveis pelo projeto.
Para divulgar o projeto, a Fendi e a Galleria Borghese também organizaram um programa de exposições da obra do artista em grandes museus do mundo durante os três próximos anos, começando pelo Getty Museum de Los Angeles, a partir de 21 de novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.