Topo

J.J. Abrams vai dirigir 'Star Wars IX'

12/09/2017 18h22

Los Angeles, 12 Set 2017 (AFP) - O cineasta de ficção científica J.J. Abrams vai dirigir o terceiro episódio da última trilogia de "Star Wars", após a saída de Colin Trevorrow devido a diferenças criativas, anunciou a Lucasfilm nesta terça-feira, acrescentando que o filme estreará sete meses após o previsto inicialmente.

Abrams - conhecedor profundo do universo de "Star Wars" e que dirigiu "O Despertar da Força" (2015) - será o corroterista com Chris Terrio, que levou um Oscar pelo roteiro de "Argo" (2012), informou o estúdio que pertence à Disney.

"Com 'O Despertar da Força', Abrams entregou tudo o que podíamos ter esperado, e estou muito animado por ele estar voltando para fechar esta trilogia", disse a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, em um comunicado.

Mais tarde, a Disney anunciou que o "Episódio IX", o terceiro capítulo da última trilogia de "Star Wars", originalmente programado para chegar aos cinemas em 24 de maio de 2019, será lançado no dia 20 de dezembro do mesmo ano.

Abrams tem uma experiência considerável com ficção científica, com a direção da nova edição da franquia "Star Trek" e a produção da trilogia "Cloverfield" e do "Episódio VIII: Os Últimos Jedi", dirigida por Rian Johnson, que estreará no próximo 15 de dezembro.

"O Despertar da Força" é o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos, tendo arrecadado US$ 2,1 bilhões, e o filme spin-off "Rogue One" foi superado apenas por "Capitão América: Guerra Civil", em 2016.

A origem da nova trilogia de "Star Wars", lançada 30 anos após a estreia dos três filmes originais entre 1977 e 1983, não foi um processo muito tranquilo para a Lucasfilm.

- Problema de diversidade -Na semana passada, o estúdio anunciou a saída de Colin Trevorrow da direção do "Episódio IX", apesar da sua grande reputação como diretor de "Jurassic World", o quarto filme de maior bilheteria do cinema, com 1,7 bilhão de dólares.

"Colin foi um colaborador maravilhoso em todo o processo de desenvolvimento, mas chegamos à conclusão de que nossas visões para o projeto são diferentes. Desejamos a Colin o melhor e compartilharemos mais informações sobre o filme em breve", indicou a Lucasfilm em um comunicado.

A revista The Hollywood Reporter revelou, citando fontes anônimas, que os principais pontos de disputa eram contínuos "problemas de script" e que Trevorrow tinha sido forçado a reescrever várias partes.

O semanário informou que a relação entre Trevorrow e Kennedy se tornou "incontrolável", embora tenha acrescentado que ela tinha tentado evitar perder mais um diretor.

Em junho, a Lucasfilm demitiu a dupla de diretores Phil Lord e Chris Miller ("Anjos da Lei", "Uma Aventura LEGO"), que estavam a poucas semanas que concluir a filmagem principal do aguardado spin-off do filme sobre Han Solo, ainda sem título, cuja estreia está prevista para 25 de maio de 2018.

A Lucasfilm teve outros problemas com diretores, como Josh Trank, que abandonou o projeto de um spin-off em 2015 citando enormes pressões de estar envolvido com a franquia.

"Rogue One" ganhou as manchetes em 2016, quando Tony Gilroy foi chamado para dirigir refilmagens de algumas cenas a meses do lançamento do filme, dirigido por Gareth Edwards.

Nas redes sociais, as reações sobre o novo diretor do Episodio IX foram divididas, e o anúncio se tornou rapidamente um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Muitos fãs de Star Wars expressaram sua admiração pelo diretor de "O Despertar da Força" e aprovaram a decisão da Lucasfilm, mas outros optaram por criticá-la.

"Ainda sem uma diretora mulher na saga Star Wars. (...) Uma grande oportunidade perdida", escreveu Melissa Silverstein, diretora artística do festival nova-iorquino Athena, focado nas mulheres.

"Adorei 'O Despertar da Força' e concordo, de alguma forma, com a volta de Abrams, mas ao mesmo tempo, que pena, 'Star Wars' precisa resolver seu problema de diversidade", disse o escritor Tim Hanley.