Entretenimento

Bitcoin tem queda brusca no mercado após restrições da China

05/09/2017 13h38

Pequim, 5 Set 2017 (AFP) - A decisão da China de registringir os bitcoins e outras criptomoedas abalou os mercados globais de moedas virtuais, um indicativo do poder dos investidores chineses nessas trocas.

O bitcoin sofreu um queda brusca após o anúncio da decisão de Pequim de banir ofertas iniciais de moedas.

O banco central decretou que empresas chinesas não vão poder emitir unidades de moedas virtuais para arrecadar fundos. Essas operações ("initial coin offerings"), foram proibidas e "devem ser interrompidas imediatamente", disse o órgão.

Esse decreto foi interpretado como uma forte de Pequim controlar as criptomoedas, que são geradas a partir de complexas cadeias de interações entre uma grande rede mundial de computadores e são vendidas e compradas pela internet sem nenhuma regulamentação governamental.

"Emissões deste tipo e infrações cometidas em operações anteriores serão sancionadas severamente", disse o banco central, destalacando que o crescimento da oferta de moedas digitais "abalou seriamente o setor financeiro" e encorajou a especulação.

As plataformas nas quais as unidades de moeda eletrônica são negociadas foram proibidas de convertê-las em divisas fortes, insistiu a instituição.

A diretiva afetou imediatamente o valor do bitcoin, que perdeu mais de 10% de seu valor ante o dólar.

De acordo com o Bitcoin Price Indez, que tem a média do valor em diversas plataformas no mundo, ele se recuperou um pouco, avaliado a 4.280 dólares, mas ainda acumula queda de 14% desde sábado.

Nas plataformas chinesas, a queda foi ainda maior. no BTC China, o preço do bitcoin caiu a 26.400 yuans nesta terça, frente a 32.500 yuans na segunda- feira.

A medida é mais uma tentativa de Pequim de impedir a fuga de capitais para o exterior e de limpar seu sistema financeiro. Desde o começo do ano, o governo tem apertado o controle sobre as plataformas de trocas de bitcoin, especialmente em transações consideradas especulativas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo