Topo

Walter Becker, baixista da banda Steely Dan, morre aos 67 anos

03/09/2017 18h03

Nova York, 3 Set 2017 (AFP) - Walter Becker, um baixista cujos gostos ecléticos do jazz ao reggae ajudaram a criar o som de rock boêmio da banda Steely Dan, morreu neste domingo aos 67 anos.

Sua morte foi anunciada em um breve aviso em seu site oficial.

Em julho, Becker perdeu o The Classic East e o The Classic West - festivais gêmeos em Los Angeles e Nova York com veteranos do rock, incluindo Steely Dan. De acordo com seu colega Donald Fagen, ele estava se recuperando de uma doença não especificada.

Natural de Nova York, Becker conheceu Fagen enquanto estudava no norte da cidade no Bard College. A dupla se mudou para a Califórnia, onde obteve reconhecimento para seu estilo de rock artístico.

A Steely Dan compartilhou elementos de jazz com um elenco rotativo de músicos e canções sinuosas que deram espaço suficiente para solos, mesmo mantendo melodias pop.

Com Fagen nos vocais, Steely Dan criou músicas com lirismo literato e muitas vezes enigmático.

"Do It Again (at the Record Plant)", uma das músicas mais conhecidas da banda, descreve um personagem chamado Jack que ataca um homem que roubou sua água mas fica impune.

Steely Dan foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2001, mas nunca alcançou o número um nas paradas dos Estados Unidos, tendo chegado ao número quatro com a música de 1974 "Rikki Don't Lose That Number".

Becker, que eventualmente também tocava guitarra, disse que cresceu ouvindo os grandes nomes do jazz, como Miles Davis, John Coltrane e Sonny Rollins.

Embora resistisse ao rótulo de "jazz fusion", Becker reconhecia que o jazz influenciou o modo de gravação da Steely Dan.

Conforme Steely Dan ganhou fama, a vida de Becker se tornou turbulenta, enquanto lutava contra o uso de drogas. Ele enfrentou ações legais depois que sua namorada morreu por uma overdose de drogas em seu apartamento em Nova York, onde logo depois foi atropelado por um táxi e ferido.

Becker se mudou para o Havaí, onde montou um estúdio e iniciou uma segunda carreira como produtor, principalmente do grupo pop inglês China Crisis.

Uma reformada Steely Dan ganhou o prestigiado Grammy de Álbum do Ano pelo seu álbum de 2000 "Two Against Nature".

Becker lançou seu segundo álbum, "Circus Money", em 2008, no qual o baixista experimentou com seu amor pelo reggae.