Rapper negro barrado na Fashion Week detona racismo: "Brasil é hipócrita"

"Se eu fosse branco, não aconteceria", afirmou Evandro Fióti, rapper e cofundador da grife LAB, ao contar ter sido vítima de um episódio de racismo esta semana durante a São Paulo Fashion Week (SPFW).
Fióti, irmão e sócio do também rapper Emicida, declarou que na terça-feira (29) um funcionário da segurança o impediu de entrar no evento sem motivo aparente, mesmo tendo credencial que lhe permitia acessar o local.
Ainda que Fióti tenha denunciado o incidente nas redes sociais no mesmo dia, conversou pessoalmente sobre o assunto com o diretor criativo do evento, Paulo Borges, transmitida na madrugada dessa sexta (1º) na página do Facebook da SPFW.
"É uma questão estrutural no Brasil, já aconteceu em vários eventos, não é exclusivo da SPFW", ressaltou Fióti.
"A gente não está aqui para esconder nada, pelo contrário (...) Meu filho é negro e já passou por isso, é importante que a gente mostre", disse Paulo Borges, que estava ao lado do rapper durante a entrevista.
Fióti explicou que havia recusado pedidos de entrevistas porque não tinha como objetivo atacar o evento, que duas vezes ao ano reúne as marcas mais importantes da moda nacional, mas sim gerar reflexão.
"O Brasil tem um problema sim, é uma hipocrisia. O país é racista (...) Já aconteceu em vários eventos (...) As empresas têm que mudar a mentalidade das pessoas que trabalham" para elas, declarou.
O rapper disse também que não apresentou nenhuma denúncia policial, porque "não resolve demitir (o segurança). Considero a atitude dele desumana e idiota, espero que reflita e não faça mais isso e que essa empresa dê esse direcionamento antes de começar esse evento: vamos tratar as pessoas com humanidade e respeito".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.