Topo

Ruínas romanas submersas por tsunami são descobertas na Tunísia

31/08/2017 21h02

Nabeul, Tunísia, 1 Set 2017 (AFP) - Grandes ruínas romanas subaquáticas foram descobertas no nordeste da Tunísia, aparentemente confirmando uma teoria de que a cidade de Neápolis foi parcialmente submergida por um tsunami no século IV d.C.

"É uma grande descoberta", disse à AFP Mounir Fantar, chefe de uma missão arqueológica tunisiana-italiana que fez a descoberta na costa de Nabeul.

Ele disse que uma expedição subaquática encontrou ruas, monumentos e cerca de 100 tanques usados para produzir garum, um condimento fermentado à base de peixe que era muito apreciado na Roma antiga.

"Esta descoberta nos permitiu estabelecer com certeza que Neápolis era um importante centro para a fabricação de garum e peixe salgado, provavelmente o maior centro do mundo romano", disse Fantar.

A equipe de Fantar começou a trabalhar em 2010 em busca do porto de Neápolis, mas só fez a descoberta das ruínas, que se estendem por mais de 20 hectares, neste verão, graças às condições climáticas favoráveis.

A descoberta também provou que no dia 21 de julho em 365 d.C. Neápolis foi parcialmente submersa por um tsunami que danificou gravemente Alexandria, no Egito, e a ilha grega de Creta, conforme registrado pelo historiador Ammien Marcelino.