Topo

Neymar, embaixador de luxo da Ligue 1 no Brasil

24/08/2017 18h07

Rio de Janeiro, 24 Ago 2017 (AFP) - O início avassalador de Neymar com a camisa do PSG virou febre no Brasil, onde qualquer feito ou gesto do craque é escrutinado, o que acaba colocando o Campeonato Francês sob holofote no país.

Se Zlatan Ibrahimovic afirmou ter "colocado a França no mapa do mundo do futebol" quando optou por jogar pelo PSG, em menos de um mês Neymar transformou a maneira como a LIgue 1 é vista no Brasil.

"Antes, praticamente não se falava do Campeonato Francês. O impacto é gigantesco. Foi um aumento de patamar muito grande do PSG para o mercado brasileiro", analisa Erich Beting, especialista em marketing esportivo.

Na segunda-feira, dia seguinte à exibição de gala diante do Toulouse (6-2), o jornal O Globo consagrou sua capa a Neymar: "Monsieur Neymar", em francês, era o título da edição.

"O jogador custou 222 milhões de euros, o mundo inteiro fala sobre ele, então é normal que o pais onde ele nasceu fale tanto sobre ele", explica Lédio Carmona, que comentou pela emissora SporTV os dois primeiros jogos de Neymar no PSG.

Coincidentemente, os dois jogos do craque com a camisa do PSG foram realizados às 16h00, horário nobre do Campeonato Brasileiro aos domingo na TV Globo.

Segundo Eduardo Ohata, um dos principais observadores da imprensa esportiva no Brasil, a emissora cogitou transmitir ao vivo a estreia de Neymar contra o Guingamp no lugar da rodada do Campeonato Brasileiro, em 13 de agosto.

A tradição finalmente acabou falando mais alto, mas, durante a transmissão dos jogos locais, as partidas foram diversas vezes interrompidas com lances ao vivo vindos da França.

Os telespectadores puderam até acompanhar o primeiro chute a gol de Neymar com a camisa do PSG, algo muito criticado pelos defensores do futebol brasileiro.

- Sucesso de audiência -"Muita gente questiona que a mídia está dando muito espaço, mas temos poucos ídolos jogando no futebol brasileiro", justifica Lédio Carmona.

"Quando você tem um jogador como Neymar, fazendo o que está fazendo no mercado externo, tem que mostrar. Ele é um dos três melhores jogadores do mundo", continua.

O canal SporTV certamente não se arrepende de ter investido na Ligue 1, um campeonato de pouca visibilidade no Brasil.

Nas duas primeiras partidas de Neymar com o PSG, a emissora liderou todas as audiências da televisão paga no país.

A ESPN, concorrente do SporTV e que também transmitirá todos os jogos do clube parisiense na Ligue 1 nesta temporada, ficou com o segundo lugar entre emissoras com conteúdo esportivo.

Neste início de temporada, o Campeonato Francês representa 15% da audiência da ESPN em relação a futebol estrangeiro, contra 2% do mesmo período no ano passado. Tudo isso graças a Neymar.

A Ligue 1 é também o campeonato europeu mais assistido pelo público feminino nesta emissora, destronando a Liga espanhola.

- 'Adaptação rápida' -De fato, Neymar virou unanimidade entre os comentaristas esportivos em termos de performance.

"Acho que ele superou todas as expectativas, se adaptando muito rapidamente ao estilo de jogo da equipe e da Ligue 1", analisa Carmona.

"Eu não teria trocado de time, achava o projeto esportivo do Barcelona melhor, mas confesso que depois do que ele já fez em menos de um mês dou o braço a torcer, acho que fez a escolha certa", admite o jornalista.

Para Erich Beting, o PSG é o verdadeiro vencedor de toda essa história.

"É uma forma de mexer com o orgulho brasileiro, porque é um time que tem muitos brasileiros. O PSG é o primeiro clube que não mede esforços para o mercado brasileiro, de forma contundente e acho que vai provar que muitos clubes perderam essa oportunidade", analisa.

Beting cita a jogada de marketing da fornecedora de material esportivo do PSG após a transferência recorde: o lançamento de uma camisa amarela, como a do Brasil.