Entretenimento

Rússia anuncia detenção do diretor de teatro Serebrennikov por suspeita de fraude

22/08/2017 06h56

Moscou, 22 Ago 2017 (AFP) - O diretor de teatro russo Kiril Serebrennikov foi detido sob a suspeita de desvio de recursos públicos em um caso muito criticado por representantes do setor cultural na Europa, anunciou nesta terça-feira o comitê de investigação russo.

Serebrennikov, de 47 anos, é cineasta e diretor artístico do Centro Gogol, um teatro contemporâneo de Moscou.

Ele é suspeito de "fraude em grande escala", um crime que pode resultar em uma pena de 10 anos de prisão, de acordo com um comunicado do comitê de investigação, vinculado ao Kremlin.

Ele deve ser indiciado formalmente antes de um tribunal decidir se decreta a detenção preventiva ou prisão domiciliar.

De acordo com os investigadores, Serebrennikov é suspeito de ter "organizado a fraude de pelo menos 68 milhões de rublos" (pouco menos de um milhão de euros) destinados pelo Estado entre 2011 e 2014 ao projeto "Plataforma" de sua companhia teatral anterior, Studio 7.

De acordo com a imprensa russa, o diretor é acusado de utilizar recursos públicos para a produção de um espetáculo que nunca aconteceu, mas que na realidade foi apresentado diversas vezes.

Kiril Serebrennikov venceu em 2016 o prêmio François Chalais em Cannes pelo filme "(M)uchenik" ("The Student"). Seu filme anterior, "Izmena", integrou a mostra oficial do Festival de Veneza.

O Centro Gogol já foi muito criticado pelos defensores de uma ortodoxia teatral e pelo ministério da Cultura pela ousadia de suas obras.

Em maio, a polícia realizou operações de busca na casa do diretor, o que provocou protestos nos círculos culturais russos e estrangeiros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo