Entretenimento

Justiça da Austrália ordena bloqueio de sites que permitem a pirataria audiovisual

18/08/2017 10h12

Sydney, 18 Ago 2017 (AFP) - A justiça australiana ordenou nesta sexta-feira que os provedores de acesso a internet bloqueiem mais de 40 sites internacionais que permitem o download de séries, filmes e outros conteúdos de audiovisual com direitos autorais.

Os downloads e o streaming ilegal de séries como "Game of Thrones" são muito comuns na Austrália.

A distribuidora australiana Village Roadshaw, apoiada por estúdios como Disney, Twentieth Century Fox, Paramount Pictures, Columbia Pictures, Universal e Warner Bros, apresentou uma ação na Corte Federal da Austrália.

O tribunal ordenou as provedores de internet, incluindo os dois mais importantes do país, Telstra e Optus, o bloqueio de sites de download ilegal como EZTV, Demonoid, Limetorrents e Putlocker.

"As violações são flagrantes e refletem um desprezo flagrante dos direitos autorais", afirma a Corte em seu veredicto.

As autoridades australianas lutam contra os downloads ilegais. Em 2015 o Parlamento aprovou uma lei que autorizava os proprietários de direitos autorais a recorrer à justiça para solicitar uma ordem de bloqueio aos sites que compartilham conteúdo de modo ilegal.

O copresidente da Village Roadshow, Graham Burke, ficou satisfeito com a decisão e disse que "o bloqueio de sites tem sido aplicado com muita eficácia em todo o mundo e reduziu o roubo de conteúdo audiovisual".

"Os ladrões que administram estes sites de pirataria não nada à Austrália, não empregam ninguém e não pagam impostos aqui. Dos enormes lucros que conseguem, nenhum centavo vai para os criadores de conteúdo", disse.

A indústria do entretenimento calcula que os downloads ilegais retiram das empresas bilhões de dólares de arrecadação.

Mas os defensores dos consumidores alegam que o bloqueio de sites que hospedam links de compartilhamento de arquivos já se mostrou ineficiente, já que os internautas podem driblar as restrições com o uso de "redes privadas virtuais" (VPN) e outros meios.

grk/ns/ev/ra/acc/fp

THE WALT DISNEY COMPANY

TELSTRA

TIME WARNER INC.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo