Capital da Guatemala comemora 241 anos de fundação
Cidade da Guatemala, 15 Ago 2017 (AFP) - Milhares de guatemaltecos saíram nesta terça-feira (15) em procissão para comemorar a festa da padroeira da capital em homenagem à Virgem da Assunção e aos 241 anos de sua fundação, com a tradicional Feira de Jocotenango.
Desde o início da manhã, a imagem da Virgem vestida em tons de café, azul e dourado percorreu as ruas e avenidas do centro histórico da cidade.
Durante a procissão, devotos católicos colocaram belos tapetes adornados com serragem colorida e flores à espera da passagem da imagem da Virgem, transportada nos ombros por dezenas de fiéis.
A extensa procissão, acompanhada por bandas formadas por estudantes e nuvens aromáticas de incenso, agradou também dezenas de vendedores ambulantes.
O arcebispo metropolitano, Óscar Vian, ficou responsável pela homilia na Catedral da cidade, na qual os fiéis chegaram após percorrerem o trajeto da procissão. .
O hierarca católico criticou as condições de pobreza e a onda de violência que atinge o país, deixando cerca de 6.000 mortos anualmente.
"Nos dói nas entranhas ver o sangue de nossos irmãos ser derramado, simplesmente por causa de um celular, pela falta de um remédio ou de alimento", declarou o arcebispo.
Paralelamente à celebração religiosa, milhares de cidadãos da Guatemala enchem o Hipódromo do Norte, onde há parques de diversão e barraquinhas de comida com pratos típicos em comemoração pela fundação da capital.
Nova Guatemala da Assunção, hoje chamada Cidade da Guatemala, foi fundada a partir de decisão feita pelo rei Carlos III da Espanha, no Valle de las Vacas, em 1776, três anos após a destruição de Santiago, hoje chamada de antiga Guatemala, causada por dois terremotos ocorridos em 1773.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.