Entretenimento

Oliver Stone: "é preciso lembrar a tragédia que uma guerra causa"

13/08/2017 20h15

Sarajevo, 13 Ago 2017 (AFP) - O diretor americano Oliver Stone disse neste domingo que é preciso lembrar o que significa "a tragédia da guerra", acrescentando que seu país "perdeu o equilíbrio".

O diretor de 71 anos, vencedor de três estatuetas do Oscar, foi homenageado por sua "extraordinária contribuição" à sétima arte durante o Festival de Cinema de Sarajevo.

"Aqueles entre vocês que conhecem a guerra, têm a obrigação de fazer que as novas gerações lembrem as coisas que uma guerra provoca", disse o diretor a um público de aproximadamente 3.000 pessoas.

Este festival é celebrado em Sarajevo desde o ataque à cidade durante a violenta guerra dos Bálcãs entre 1992 e 1995.

"Especialmente agora, que temo que meu país tenha perdido o equilíbrio e há uma geração de pessoas que não lembram a dor e a tragédia que a guerra causa. Estão sendo ditas em público coisas que são estúpidas e perigosas", disse Stone.

O presidente Donald Trump "fala da guerra como se fosse um jogo, mas é preciso lembrar que antes dele nosso país fortaleceu sua musculatura durante setenta anos, os esteroides fizeram que se transformasse em algo irreconhecível em termos de poderes bélicos", afirmou. "Isso é algo muito aterrador para todos", acrescentou.

O festival criado como um "ato de resistência" durante o ataque à cidade atrai todos os anos estrelas de Hollywood, como Robert De Niro, Angelina Jolie, Brad Pitt, Juliette Binoche e Jeremy Irons.

rus-ks/an/cc

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo