Topo

TOPSHOTS Putin pesca e se bronzeia na TV russa

05/08/2017 10h08

Moscou, 5 Ago 2017 (AFP) - A televisão russa mostrou neste sábado (5) o presidente Vladimir Putin praticando pesca submarina, pilotando um barco e tomando sol na Sibéria.

As imagens, fornecidas pelo Kremlin à imprensa russa, foram tiradas durante uma viagem de Putin de dois dias no início de agosto à República de Tuva, no extremo-sul da Sibéria.

O presidente russo "visitou locais da taiga de difícil acesso, pescou em uma cachoeira perto de um lago na montanha, rendeu-se à caça submarina, tomou sol, praticou rafting em rios, pilotou lanchas e barcos motorizados e fez caminhadas", enumerou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.

Nas imagens divulgadas pela televisão pública, que insistiu "na excelente forma física do presidente", Putin aparece pescando com seu traje de mergulho e bronzeando-se com seu ministro da Defesa, Serguei Shoigu.

O presidente russo, que ainda não anunciou se será candidato nas eleições de março, cultiva uma imagem de homem de ação há anos. Ele já foi fotografado mergulhando no Lago Baikal, dirigindo um carro de Fórmula 1, caçando baleias, voando em um bombardeiro ou neutralizando um tigre.

Em 2013 foi filmado pescando um lúcio de 21 kg na Sibéria e mergulhando no mar Báltico a bordo de um batiscafo para inspecionar os restos de um navio afundado em 1869.

Em 2011 ele realizou um mergulho no Mar Negro que apareceu em muitos meios de comunicação. Ele alegou ter encontrado duas ânforas de 15 séculos de idade, embora os objetos não estivessem cobertos de algas, crustáceos ou moluscos.

Seu porta-voz Dimitri Peskov reconheceu meses depois que tudo havia sido uma encenação.