Topo

Spotify supera 60 milhões de assinantes e lidera mercado de streaming

O sueco Daniel Ek, cofundador da plataforma Spotify - Getty Images
O sueco Daniel Ek, cofundador da plataforma Spotify Imagem: Getty Images

De Nova York (EUA)

31/07/2017 18h43

O Spotify superou os 60 milhões de assinantes, reforçando a liderança do mercado de música via streaming, segundo dados publicados nesta segunda (31) no site da empresa.

A companhia sueca mantém um alto ritmo de crescimento, com alta de 10 milhões de assinantes pagos em cinco meses e 20 milhões em 11 meses.

Segundo o Spotify, a plataforma conta, ao todo, com 140 milhões de usuários ativos, entre pagantes e gratuitos.

Principal concorrente da empresa, a Apple Music também avança rapidamente, mas começou a oferecer o serviço mais tarde, em junho de 2015, e continua bem atrás da gigante sueca.

No começo de junho, o presidente e CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que seu serviço de música on-line tinha 27 milhões de assinantes, ante 20 milhões no começo de dezembro.

O mercado de música via streaming por assinatura atualmente se resume, basicamente, a um duelo os demais integrantes estão longe desses dois principais.

Segundo um estudo publicado pela companhia especializada MIDiA, a francesa Deezer estava, no fim de 2016, no terceiro lugar, com 6,9 milhões de assinantes.

Recentemente, o Spotify nomeou consultores financeiros para explorar uma listagem direta na Bolsa de Valores de Nova York.

A companhia, que está perto de firmar um novo acordo de licenciamento com a Warner Music, registrou aumento no prejuízo operacional em 2016, mas a receita também aumentou significativamente.