Topo

Morre aos 100 anos editor de fotos John Morris

28/07/2017 23h58

Nova York, 29 Jul 2017 (AFP) - O reconhecido editor americano John Morris, que publicou algumas das fotos mais icônicas do século XX, morreu nesta sexta-feira, em Paris, aos 100 anos, informou a agência Magnum Photos.

Ao longo de sua carreira extraordinária, que envolveu alguns dos eventos mais turbulentos do século passado, Morris trabalhou para publicações como Life, Magnum, The Washington Post, The New York Times e National Geographic.

Morris editou e revisou as históricas fotos de Robert Capa no Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia em 1944, que eram parte das imagens que encomendou da frente de batalha na Segunda Guerra Mundial para a revista Life.

Como editor executivo da Magnum, enviou fotógrafos para todo o mundo, na cobertura dos principais acontecimentos globais.

Foi editor de fotografia do The New York Times entre 1967 e 1973, nos anos mais agitados da Guerra do Vietnã.

No New York Times, Morris publicou na primeira página uma foto do chefe da polícia de Saigon (agora Ho Chi Mingh) atirando na cabeça de um rebelde Vietcong dominado, em uma das mais emblemáticas imagens do conflito.

Morris nasceu em Nova Jersey, em 7 de dezembro de 1916, e faleceu em um hospital próximo de sua residência em Paris.