Filme sobre Tolkien será dirigido pelo filandês Dome Karukoski
Helsínquia, 25 Jul 2017 (AFP) - O diretor finlandês Dome Karukoski vai dirigir um filme biográfico sobre John Ronald Reuel Tolkien, autor britânico da trilogia "O Senhor dos Anéis", anunciou nesta terça-feira sua produtora, confirmando uma informação do site especializado Deadline Hollywood.
Dome Karukoski, de 40 anos, dirigiu o filme "Tom of Finland", que conta a vida do cartunista e pintor Touko Laaksonen, figura da cultura gay no século XX.
Escrito pelo irlandês David Gleeson e pelo britânico Stephen Beresford, a biografia em preparação "contará sobre os anos de formação do autor, órfão, quando descobre a amizade, o amor e a inspiração artística dentro de um grupo de meninos problemáticos na escola", segundo Deadline Hollywood.
A história também evoca a vida de Tolkien (1892-1973) durante a Segunda Guerra Mundial.
Tolkien se inspirou amplamente em sua experiência durante a Grande Guerra. Inicialmente, deixou de se alistar no exército britânico em 1914, preferindo permanecer na Universidade de Oxford até 1915 para concluir seus estudos. Posteriormente, juntou-se às fileiras do exército e foi mobilizado na França em 1916.
Depois da guerra, lecionou em Oxford por quase 20 anos. Paralelamente, escreveu "O Hobbit" e os dois primeiros volumes da saga "O Senhor dos Anéis".
O projeto deve ser produzido pelas americanas Fox Searchlight e Chernin Enterteniment, de acordo com a Variety.
Em 2016, Deadline Hollywood anunciou que o cineasta britânico James Strong iria dirigir um filme biográfico sobre Tolkien centrado em seu relacionamento com Edith Bratt, que mais tarde se tornaria sua esposa.
str-ik/hdy/gab/bds/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.