Topo

Radiohead se apresenta em Tel Aviv, apesar de pedidos de boicote

19/07/2017 20h12

Tel Aviv, 19 Jul 2017 (AFP) - O grupo de rock britânico Radiohead se apresentou nesta quarta-feira (19) para milhares de pessoas em Tel Aviv, apesar dos pedidos de boicote a Israel para denunciar a ocupação dos Territórios Palestinos.

Os músicos não fizeram nenhuma alusão ao conflito entre Israel e Palestina durante as duas horas de apresentação no Park Hayarkon para um público de 47 mil espectadores.

O vocalista Thom Yorke só declarou, antes da última canção do show, 'Karma Police': "Se falou muito sobre isso, mas, no fim das contas, nós fizemos música".

"Nem todo mundo aqui votou no Benjamin Netanyahu", exclamou Sarai Givaty, músico de 35 anos que assistiu ao show, em referência ao conservador primeiro-ministro israelense.

Numa mensagem publicada no Twitter na semana passada, Yorke afirmou que "tocar em um país não significa apoiar seu governo".

"Tocamos em Israel há 20 anos com diversos governos, alguns mais liberais que outros. Como nos Estados Unidos. Não respaldamos Netanyahu mais que Donald Trump, mas continuamos tocando nos Estados Unidos", escreveu. "A música, a arte, consistem em romper barreiras, não criá-las", concluiu.

Nos últimos anos, diversos artistas participaram de uma campanha de boicote contra a ocupação dos Territórios Palestinos por Israel há mais de meio século.

Mas a apresentação do Radiohead, em especial, chamou a atenção, já que o grupo é conhecido por expressar suas opiniões sobre assuntos políticos, sobretudo envolvendo a questão ambiental.