Topo

Morre George A. Romero, precursor dos filmes de zumbis

16/07/2017 22h22

Los Angeles, 17 Jul 2017 (AFP) - O cineasta George A. Romero, pai dos filmes de zumbis e criador do cult "A noite dos mortos-vivos" de 1968, faleceu neste domingo (16), aos 77 anos - informou seu agente.

"O lendário cineasta George A. Romero morreu no domingo, 16 de julho, ouvindo a trilha sonora de 'Depois do vendaval' (1952), um de seus filmes favoritos", afirmou o agente Chris Roe, em um comunicado.

"Faleceu em paz enquanto dormia, depois de uma curta, mas agressiva luta contra um câncer de pulmão", completou Roe na nota, acrescentando que o diretor "deixa uma família muito carinhosa, muitos amigos e um legado cinematográfico que sobreviveu e sobreviverá à passagem do tempo".

"A noite dos mortos-vivos" entrou para a história como o precursor do gênero dos zumbis. Foi filmado em preto e branco e protagonizado pelo ator negro Duane Jones - uma aposta ousada para a indústria cinematográfica da época.

O filme é sobre um grupo de pessoas que tenta sobreviver ao ataque de cadáveres que voltaram à vida.

Apesar de contar com um orçamento de apenas US$ 100 mil, conseguiu arrecadar US$ 30 milhões em bilheterias do mundo todo, rendendo cinco sequências. Entre elas, "Despertar dos mortos" (1978) e "Dia dos mortos" (1985). Inspirou um gênero que continua em alta em Hollywood, embora Romero sempre tenha dito que se inspirou no livro "Eu sou a lenda" (1954), de Richard Matheson.

Sua obra inclui o filme de ação "Cavaleiros de aço" (1981) e o terror "Creepshow - Show de horrores" (1982), escrita por Stephen King.

- 'Enorme perda' -No Twitter, o famoso romancista americano manifestou seu pesar: "Triste por saber que meu colaborador favorito e meu velho amigo George Romero faleceu. George, não haverá outro como você".

O cineasta mexicano Guillermo del Toro, que escreveu e dirigiu em 2006 "O labirinto do fauno" e produziu em 2013 o thriller "Mama", também lamentou.

"É difícil encontrar agora as palavras", afirmou, acrescentando que "a perda é enorme".

O diretor Eli Roth elogiou a coragem do cineasta de "confrontar o racismo há 50 anos", ao escolher Jones para estrelar seu mítico longa.

"George Romero merecia levar 5% de cada filme sobre zumbis feito depois de 1968. Sempre foi muito correto sobre esse tema", declarou o crítico de cinema Scott Weinberg.

A maioria dos filmes foi rodada em Pittsburgh e seus arredores, no estado da Pensilvânia, onde fica a Universidade Carnegie-Mellon. Foi onde o diretor estudou.

Romero nasceu em 4 de fevereiro de 1940, em Nova York, filho de pai cubano e de mãe lituano-americana. Deixa mulher e uma filha.