Topo

O inverno chegou a 'Game of Thrones'

11/07/2017 15h27

Los Angeles, 11 Jul 2017 (AFP) - "Game of Thrones" retorna no domingo (16) com sua penúltima temporada, um presságio do fim de uma saga composta por sexo, violência e intrigas políticas que a transformaram na série de TV mais popular do mundo.

Cersei Lannister tomou o Trono de Ferro, Jon Snow foi declarado o "Rei do Norte" depois de ressuscitar e Daenerys Targaryen se encaminha para Westeros. Agora o inverno chegou.

Faltam 13 episódios para o fim de "Game of Thrones" e eles serão exibidos em duas temporadas mais curtas: a sétima, com os seis primeiros, começa neste domingo.

A série é a mais obscura e polêmica já feita no horário nobre, o que gerou críticas pelo uso excessivo da violência e do estupro como um instrumento dramático.

Os roteiristas violentaram mulheres, assassinaram crianças e fizeram decapitações, além das cenas explícitas de sexo. Apunhalaram seus personagens, os envenenaram, os queimaram vivos, arrancaram os seus olhos e as suas vísceras: tudo com riqueza de detalhes e tomadas em primeiro plano.

Mas a sua audiência não diminuiu, pelo contrário, somente nos Estados Unidos chegou a mais de 23 milhões de pessoas por episódio.

"Game of Thrones" tem mais Emmys do que qualquer outra série na História e é transmitido em 170 países, com avaliações recorde em todo o mundo.

A sexta temporada foi a primeira a ultrapassar a série de livros de George R.R. Martin, "As Crônicas de Gelo e Fogo", e que seguiu o seu próprio caminho.

A crítica afirmou que esta temporada marcou um retorno à forma, com uma narrativa que permitiu demonstrar a complexidade dos personagens femininos e lhes deu um poder moral que faltou nas temporadas anteriores.

Assim, Cersei (Lena Headey) se apoderou do Trono de Ferro quando seu filho mais novo - o rei Tommen - se matou após ver que a igreja na qual estava sua esposa e boa parte da corte estava em pedaços.

O ataque foi planejado por Cersei para se desfazer de seus inimigos, incluindo o Alto Pardal.

Sansa Stark (Sophie Turner), vítima de um polêmico estupro que não estava nos livros, acabou vendo seu agressor, Ramsay Bolton (Iwan Rheon), ser devorado por cachorros.

- Daenerys vilã? -Os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, afirmaram no ano passado que as duas últimas temporadas seriam ainda mais curtas, e que a sétima começaria no verão, e não em abril, como as anteriores.

Desde o início, a série anuncia a chegada do inverno, que finalmente chegou, obrigando a produção a esperar que as temperaturas baixassem para começar as filmagens.

Poucos detalhes foram revelados sobre o que vem pela frente, nada além da chegada ao elenco do vencedor do Oscar Jim Broadbent e da breve aparição do cantor pop Ed Sheeran.

Uma teoria formulada pelos fãs é que Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), que se encaminha para a conquista de Westeros, se tornará vilã.

Baseiam-se no fato de seu pai, o Rei Louco Aerys II Targaryen, ter sido um assassino brutal e que a Mãe dos Dragões se tornou mais fria a cada temporada.

"É muito pouco provável", disse Iain Glen, que interpreta Jorah Mormont, ao Huffington Post. "Falo como Iain e como Jorah - dividimos a mesma voz -, acredito tanto nisso que posso imaginar".

Nos últimos episódios, Jon Snow (Kit Harington) e outros personagens principais deverão ganhar mais tempo nas telas, sobretudo porque há atores da série que continuam morrendo.

"Esta temporada é uma boa mudança para mim, [Jon] fala mais, está mais seguro de si", disse Harington à Entertainment Weekly. "Não apenas sabe o que tem que fazer, mas está mais seguro do que está falando, enquanto antes havia sempre algo de medo e dúvida".

O episódio 61, intitulado "Dragonstone", estreará às 22H00 de Brasília (01H00 GMT).

"Sansa tem que comandar o Trono de Ferro, Arya tem que comandar Winterfell", considera Harington, que acredita que Jon Snow deveria voltar à Muralha, controlada por ele até ser assassinado a punhaladas e ressuscitado pela bruxa Melisandre.

A única certeza é que o inverno chegou.

ft-jt/lp/cb