Entretenimento

Empresa americana restituirá objetos importados ilegalmente do Iraque

05/07/2017 21h10

Nova York, 6 Jul 2017 (AFP) - A rede de decoração americana Hobby Lobby devolverá milhares de objetos da época mesopotâmica importados ilegalmente do Iraque, informou a Justiça nesta quarta-feira.

A empresa com sede em Oklahoma (sul) aceitou restituir as antiguidades e pagar uma multa de aproximadamente 3 milhões de dólares, informou o gabinete da procuradora do Brooklyn, Bridget Rohde.

O presidente fundador da Hobby Lobby, David Green, que criou um museu, teria começado a reunir manuscritos e outras peças antigas em 2009. Em julho de 2010, teria viajado aos Emirados Árabes para inspecionar várias peças e outras antiguidades que estavam à venda.

Procuradores americanos disseram que, embora a empresa tenha sido advertida de que provavelmente algumas dessas peças vinham do Iraque, a Hobby Lobby firmou um acordo para adquirir um total de 5.500 objetos, por 1,6 milhão de dólares.

A operação estava "repleta de sinais que deveriam ter chamado a atenção" da firma, como negociações apenas com intermediários e envios de dinheiro a contas que estavam em nome de terceiros, disse a procuradora citada no comunicado.

As peças chegaram em vários embarques e tinham uma etiquetagem falsa, em que se dizia que os produtos eram da Turquia ou de Israel, e não do Iraque.

"Os colecionadores e importadores americanos devem garantir que se respeitem as leis", destacou a procuradora.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo