Morre o escritor Michael Bond, criador do ursinho Paddington
O escritor inglês Michael Bond, criador do famoso urso Paddington, morreu nesta terça-feira (27) em sua casa aos 91 anos.
"É com grande tristeza que anunciamos que Michael Bond (...), criador de um dos personagens preferidos das crianças britânicas, Paddington, faleceu em casa (na terça-feira), aos 91 anos, após uma curta doença", informou a editora HarperCollins em um comunicado.
Ex-cinegrafista do canal de televisão britânico BBC, Michael Bond, que nasceu em 1926, escreveu onze livros sobre as aventuras de Paddington entre 1958 e 1979 -- o mais famoso, "Um Urso Chamado Paddington", que dá início a aventura, foi lançado no Brasil. Mais de 30 milhões de cópias foram vendidas e a obra foi traduzida em mais de 30 línguas.
Bond disse que a inspiração para o personagem veio quando notou um urso de pelúcia em seu apartamento e se perguntou o que aconteceria se um urso de verdade desembarcasse na estação Paddington. "Eu escrevi para meu próprio prazer", disse à BBC em 2014. "Em 10 dias eu tinha o que acabou se tornando meu livro em mãos".
A saga Paddington conta a história de um urso peruano que chega em Londres na estação de Paddington com uma mala contendo um pote de marmelada de laranja quase vazio e uma etiqueta em seu pescoço: "Por favor, cuide desse urso. Obrigado".
Uma família inglesa, os Brown, acolhe o urso, sem saber o que os espera, uma vez que Paddington é extremamente desastrado.
Nos anos 1970, a BBC realizou uma série animada que fez grande sucesso, antes das aventuras do pequeno urso de capa azul e chapéu vermelho ser adaptado para o cinema em 2014.
* Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.