Topo

Colecionador doará 7.000 obras para exposições na Espanha

28/06/2017 14h26

Madri, 28 Jun 2017 (AFP) - Toledo e Cuenca, cidades espanholas, receberão a doação de um tesouro de 7.000 obras de arte contemporânea do colecionador cubano-americano Roberto Polo, que serão expostas em museus, segundo informou o presidente regional de Castilla-La Mancha, Emiliano García-Page, nesta quarta-feira (28).

As pinturas, esculturas e fotografias de artistas europeus e americanos, do período de finais do século XIX até a atualidade, são um "tesouro do ponto de vista patrimonial", e sua chegada será "uma autêntica explosão cultural", anunciou García-Page em coletiva de imprensa.

De acordo com o jornal espanhol El País, a doação incluirá obras do artista húngaro Laszlo Moholy-Nagy, do alemão Max Ernst e do americano Martin Kline, e chegarão aos poucos na Espanha até finalmente serem expostas a partir do verão de 2018.

"Estamos muito felizes com o acordo" com Polo, comentou García-Page.

O presidente regional enfatizou que a operação será uma doação sem interesses econômicos, e que a região de Castilla-La Mancha apenas terá que investir em tornar os museus de Santa Fe, em Toledo, e o Archivo Provincial, em Cuenca, aptos para receberem a exposição, e a conservar as obras.

Mais detalhes serão divulgados por Roberto Polo no dia 4 de julho.

Nascido em 1951 em Cuba, Polo saiu do país com a família após a Revolução Cubana em direção aos Estados Unidos, onde instalaram-se em Miami. Atualmente é dono de uma galeria em seu nome em Bruxelas, na Bélgica, é também ex-sócio da casa de leilão Sotheby's, e em 1995 foi condenado na Suíça a cinco anos de prisão por calote a clientes mexicanos, acusação que smepre negou.