Colecionador doará 7.000 obras para exposições na Espanha
Madri, 28 Jun 2017 (AFP) - Toledo e Cuenca, cidades espanholas, receberão a doação de um tesouro de 7.000 obras de arte contemporânea do colecionador cubano-americano Roberto Polo, que serão expostas em museus, segundo informou o presidente regional de Castilla-La Mancha, Emiliano García-Page, nesta quarta-feira (28).
As pinturas, esculturas e fotografias de artistas europeus e americanos, do período de finais do século XIX até a atualidade, são um "tesouro do ponto de vista patrimonial", e sua chegada será "uma autêntica explosão cultural", anunciou García-Page em coletiva de imprensa.
De acordo com o jornal espanhol El País, a doação incluirá obras do artista húngaro Laszlo Moholy-Nagy, do alemão Max Ernst e do americano Martin Kline, e chegarão aos poucos na Espanha até finalmente serem expostas a partir do verão de 2018.
"Estamos muito felizes com o acordo" com Polo, comentou García-Page.
O presidente regional enfatizou que a operação será uma doação sem interesses econômicos, e que a região de Castilla-La Mancha apenas terá que investir em tornar os museus de Santa Fe, em Toledo, e o Archivo Provincial, em Cuenca, aptos para receberem a exposição, e a conservar as obras.
Mais detalhes serão divulgados por Roberto Polo no dia 4 de julho.
Nascido em 1951 em Cuba, Polo saiu do país com a família após a Revolução Cubana em direção aos Estados Unidos, onde instalaram-se em Miami. Atualmente é dono de uma galeria em seu nome em Bruxelas, na Bélgica, é também ex-sócio da casa de leilão Sotheby's, e em 1995 foi condenado na Suíça a cinco anos de prisão por calote a clientes mexicanos, acusação que smepre negou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.