Topo

Paris ganhará novo museu de arte moderna em 2019

De Paris (França)

26/06/2017 19h13

Paris ampliará sua oferta de arte moderna com um novo museu que abrigará obras de um dos maiores colecionadores do mundo, o magnata francês François Pinault, cujos planos foram revelados nesta segunda (26).

O museu ocupará a antiga Bolsa de Comércio, um edifício histórico que será remodelado e que está situado no centro de Paris, próximo ao Louvre e ao Centro Pompidou, que conta com a maior coleção de arte moderna da Europa.

A inauguração está prevista para o início de 2019.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, definiu nesta segunda-feira o novo museu como um "imenso presente" para a capital.

Pinault, de 80 anos, possui uma coleção única de 3.500 obras de arte moderna, de artistas que vão desde Mark Rothko a Damien Hirst.

É proprietário da casa de leilões Christie's e fundador do Kering, um império de moda que inclui marcas como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga.

Pinault já tem um museu privado em Veneza, mas durante décadas buscou um lugar para expor suas obras em Paris.

O arquiteto japonês Tadao Ando, prêmio Pritzker em 1995 (considerado o "Nobel da arquitetura"), será o responsável por transformar o edifício circular da Bolsa de Comércio em museu.

Ando construirá um cilindro de cimento de nove metros de altura e 30 metros de diâmetro no centro do edifício, que representará o "epicentro cultural de Paris, que ao mesmo tempo é o epicentro da cultura no mundo", disse nesta segunda-feira o arquiteto, ao lado de Hidalgo.

Acrescentou que criará três andares de galerias sob a cúpula do edifício, cujos afrescos que representam a história do comércio internacional também serão restaurados.

No total, o museu contará com 7.700 m2 de espaços acessíveis ao público, dos quais 3.000 m2 de superfície de exposição, e terá capacidade para entre 1.500 e 2.000 visitantes.